ENEM, perguntado por dudavdes, 7 meses atrás

1.O texto que segue será usado para as próximas questões:

“Supõe tu um campo de batatas e duas tribos famintas. As batatas apenas chegam para alimentar uma das tribos, que assim adquire forças para transpor a montanha e ir à outra vertente, onde há batatas em abundância; mas, se as duas tribos dividem em paz as batatas do campo, não chegam a nutrir-se suficientemente e morrem de inanição. A paz, nesse caso, é a destruição; a guerra é a conservação. Uma das tribos extermina a outra e recolhe os despojos. Daí a alegria da vitória, os hinos, aclamações, recompensas públicas e todos os demais efeitos das ações bélicas. Se a guerra não fosse isso, tais demonstrações não chegariam a dar-se, pelo motivo real de que o homem só comemora e ama o que lhe é aprazível ou vantajoso, e pelo motivo racional de que nenhuma pessoa canoniza uma ação que virtualmente a destrói. Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas.”

a) Explique como o “humanitismo”, corrente filosófica fictícia proposta na obra “Quincas Borba”, relaciona-se com o contexto intelectual em que surgiu o movimento realista no século XIX.

b) De certa forma, o “humanitismo” pode ser interpretado de modo irônico, como uma crítica ao próprio Realismo. Justifique essa afirmação.

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
0

A) No humanitismo, teoria fictícia criada na obra “Quincas Borba”, temos que o mais forte é quem fica com os resultados, numa guerra, apenas o lado que ganha a luta ganha tudo, o outro lado não ganha nada, mesmo havendo a possibilidade de divisão e auxilio humano.

B) Essa teoria se relaciona com o movimento realista, aqui os artistas, principalmente pintores, retratavam a realidade das pessoa comuns, dos trabalhadores comuns, dos soldados nas guerras etc.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes