1- O texto lido apresenta uma ordem bem estruturada com a intenção de mostrar alguns acontecimentos da vida de Van Gogh. Observe as palavras destacadas: são verbos na 3a pessoa do singular - no pretérito perfecto simple, no pretérito imperfecto ou no presente de Indicativo, também chamado de "presente histórico". Em seu cademo, pesquise e explique como devemos usar os tempos do modo indicativo que foram destacados pretérito perfecto simple, pretérito imperfecto e presente de Indicativo. Depois, separe todos os verbos destacados em três grupos, de acordo com os tempos verbais destacados.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Pretérito Imperfecto - Regulares
O Pretérito Imperfecto é usado para falar de ações que aconteciam habitualmente no passado ou para descrever lugares, pessoas e coisas no passado.
Exemplo:
Yo me despertaba temprano para ir a la escuela cuando era una niña.
Os verbos regulares mantêm a raiz inalterada ao serem conjugados. Para conjugá-los, basta acrescentar as terminações do Pretérito Imperfecto do Indicativo a sua raiz, em cada pessoa verbal. Veja os exemplos:
Pretérito Imperfecto - Irregulares
Existem somente três verbos que são irregulares quando conjugados no Pretérito Imperfecto em espanhol: SER, IR e VER:
Pretérito Perfecto - Regulares
Mais frequentemente utilizado na Espanha, o Pretérito Perfecto (ou Pretérito Perfecto Compuesto) expressa ações ou situações ocorridas em um passado imediato, ou que ainda tenham relação com o presente.
É formado pelo auxiliar HABER conjugado no Presente de Indicativo (he, has, ha, hemos, habéis, han) mais o Particípio do verbo principal (terminado em -ado ou -ido).
Explicação: