1. O texto está narrado em qual pessoa do discurso?
2. A autoria é da mesma pessoa sobre a qual se conta a história? Justifique.
3. Este texto pertence ao gênero:
( ) biografia ( ) autobiografia ( ) entrevista ( ) memórias literárias
4. O texto foi construído a partir de coleta de dados. Qual foi o recurso usado para isso?
5.De que fase da vida o narrador se lembra no texto?
7.Na infância do narrador, há mais momentos felizes ou tristes? Retire do texto um episódio que justifique sua resposta.
8.Qual a importância das lembranças para este entrevistado em especial?
9.Qual detalhe mais lhe chamou a atenção sobre o que foi contado?
10. Justifique o título do texto.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 Narrador Observador
2 Não necessariamente. O autor criador é o que faz a obra, ele cria e escreve o texto, porém, ele não está inserido na história, normalmente ele conta algo sobre alguém, que são os personagens. Se ele for falar dele mesmo, se trata de uma bibliografia.
3 memórias literárias
4 Uma entrevista
5 A infância
só sei esses desculpa❤
1. O texto "Da escuridão para o colorido" é narrado na primeira pessoa do singular, como no exemplo do seguinte trecho: "É o que sinto quando abro meus olhos".
Trata-se, portanto, de um narrador personagem, aquele que participa e narra a história.
Pessoa do discurso
A pessoa do discurso se refere ao indivíduo que fala ou de quem se fala, ele pode estar na primeira pessoa, na segunda pessoa ou na terceira pessoa, tanto do singular quanto do plural. Significando, portanto, o emissor, o receptor e a mensagem do discurso. Por exemplo: eu, tu e ele, respectivamente.
2. A autoria do texto não pertence à mesma pessoa sobre o objeto da história, ou seja, de acordo com a assinatura de quem produziu o texto, sua autoria é da aluna Évelin Cristina Nascimento da Silva, já a história que é contada é o baseada na entrevista feita com o Sr. Sarkis Ramos Alwan.
3. O texto sob análise pertence ao gênero:
- ( x ) memórias literárias.
Gênero textual
Memórias literárias
O gênero memórias literárias é uma modalidade textual que objetiva narrar fatos vividos pelo autor em um momento passado. Via de regra, são narrados relatos marcantes da vida daquela pessoa, em que se sente saudade do tempo em que aquelas histórias ocorreram.
4. O texto foi construído com base na entrevista realizada com o senhor Sarkis pela aluna Évelin, a responsável pela autoria do texto: Da escuridão para o colorido, utilizando-se das respostas que o senhor Sarkis a deu na entrevista.
5. O senhor Sarkis, narrador do texto (em que pese, não seja de fato seu autor) relembra de momentos vividos na sua infância, de aconcetecimentos em torno da sua cidade e escola, por isso, entende-se que trata de um período em que ele era muito jovem.
7. Do que se depreende do texto, o narrador retrata mais momentos felizes do que tristes nos seus relatos. Exatamente pelo fato dele sentir tanta saudade de como as coisas eram e funcionavam naquele tempo, passando-se, desta forma, a ideia de que ele sente saudade da sua infância.
8. As lembranças para esse entrevistado são importantes para que ele retome a saudade do colorido por meio das cores de que se lembra, pois com o passar dos anos o narrador ficou cedo. Daí surge o nome do título do texto que é: Da escuridão para o colorido, posto que, o autor sente saudades do colorido e do tempo em que podia enxergar.
9. Dentre todos os detalhes ditos no texto, alguns detalhes chamam de forma especial a atenção dos leitores, como por exemplo: o fato de ele não ter dinheiro para comprar pelo menos uma mochila, nem mesmo a mochila mais simples que se tinha a venda; a divisão escolar entre meninas e meninos e as iluminação das ruas ser realizada por lampião de querosene.
10. O título do texto: "Da escuridão para o colorido" traz a tona a cegueira do senhor Sarkis Ramos Alwan, uma vez que ele ao narrar os fatos iniciais de sua vida, na sua infância, podia enxergar todas as cores de forma nítida.
Contudo, depois da cegueira lhe acometer, só pode enxergar a escuridão, por isso o título da escuridão para o colorido, pois as suas lembranças o fazem retomar as cores.
Aprenda mais sobre interpretação dos gêneros textuais em:
https://brainly.com.br/tarefa/10950220
https://brainly.com.br/tarefa/40693786
https://brainly.com.br/tarefa/20529241
https://brainly.com.br/tarefa/24732690
https://brainly.com.br/tarefa/22840907
https://brainly.com.br/tarefa/15682411