1. O texto de Drummond, escrito durante a 2ª Guerra Mundial (que durou de 1939 a 1945), retrata o medo que paralisou sociedades do mundo inteiro. Faça uma correlação entre esse período e o momento que estamos vivenciando atualmente.
2. Percebe-se, no texto, o uso de substantivos abstratos que estão no mesmo campo semântico (“amor, “ódio”, “medo”), mas que se distinguem entre si no contexto do poema. O sentimento “medo” é o que tem maior destaque. Explique, pois, o título do poema a partir dessa informação, bem como justifique o fato de o texto ser ainda tão atual, partindo de nossa realidade vivida.
3. Apesar do estado de tensão durante o período da 2ª Guerra Mundial, o ápice dos temores ocorreu quando da explosão das duas bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki pelas forças americanas. O objetivo desse ato era forçar o Japão a se render e evitar o prolongamento da guerra, acarretando inúmeras mortes. O que se afirma acima é:
a)Certo
b)Errado
4. O medo é uma sensação em consequência da liberação de hormônios como a adrenalina, que causam imediata aceleração dos batimentos cardíacos.
Marque as alternativas corretas de como o organismo reage ao medo:
a) O medo é uma resposta do organismo a uma estimulação aversiva, física ou mental, cuja função é preparar o sujeito para uma possível luta ou fuga.
b) Antes de sentir medo, a pessoa experiencia a ansiedade, que é uma antecipação do estado de alerta.
c) O ressecamento dos lábios, o empalidecimento da pele, as contrações musculares involuntárias como tremedeiras, entre outros, são reações aleatórias do indivíduo e nada tem a ver com o medo
d) O organismo pode reagir de forma exagerada ao medo, fazendo com que esse estado de alerta, benéfico em muitos momentos da vida, transforme-se em um estado patológico, quando o medo se transforma em fobia.
Soluções para a tarefa
1. A correlação entre esse período e o momento que estamos vivenciando atualmente está no fato de que a sociedade atual está com medo de uma grande pandemia, da morte, do mesmo modo que as sociedades em guerra tinham medo; mas sem dúvidas a Segunda Guerra Mundial foi um evento muito mais catastrófico (cerca de 85 milhões de mortos).
2. O título do poema se enquadra com o contexto de medo vivido na época, sendo que o texto ainda é tão atual partindo de nossa realidade vivida pelo simples fato de que o medo é uma constante para a humanidade. Em toda a história o que nunca falta são eventos diversos que geram mortes e o medo (guerras, pragas, doenças, etc).
3. Letra A, Certo, visto que os EUA buscou forçar o Japão a se render e, ao mesmo tempo, mandar uma mensagem ao mundo, de que era a nação mais poderosa e com maior poder de destruição.
4. Letra : o organismo reage ao medo por meio de uma estimulação aversiva, física ou mental, cuja função é preparar o sujeito para uma possível luta ou fuga.