1.
O texto da página anterior é da jovem ativista Malala Yousafzai, extraído
de seu livro autobiográfico Eu sou Malala. Qual o tema abordado nesse
trecho?
2. Qual a principal preocupação de Malala ao recordar essa data? Destaque
um trecho que comprove sua afirmação.
3. Ao ler o trecho das memórias da estudante Malala, que informações são
novas para você? Elas são diferentes da realidade da sua rotina escolar?
Cite duas diferenças.
4.
O direito à educação formal para meninas é uma das causas defendidas
por Malala em seus discursos, o que a faz desenvolver projetos em par-
ceria com ONGs ao redor do mundo para garantir que muitas meninas
tenham acesso à educação. No texto, Malala comenta que "homens,
como os do Talibă, pensam que meninas não devem receber educação
formal". Por que os homens desse grupo pensam dessa forma?
5.
Para que tipo de leitor Malala escreveu esse livro? Qual a relevância dos
temas tratados nele?
6. Depois de ler o texto da jovem estudante e responder às questões, o
que você imagina que este capítulo irá abordar?
Soluções para a tarefa
O trecho citado apresenta importantes aspectos a cerca dos pensamentos da ativista paquistanesa Malala Yousafzai em defesa dos direitos das mulheres a terem acesso a educação. Com base nessas informações podemos responder as questões a seguir:
1. O texto da página anterior é da jovem ativista Malala Yousafzai, extraído de seu livro autobiográfico Eu sou Malala. Qual o tema abordado nesse trecho?
O trecho abordado no livro da jovem ativista, refere-se a educação das mulheres em seu país de origem (Paquistão) e as dificuldades enfrentadas pelas mesmas, tais quais a presença do Talibã, grupo fundamentalista religioso que acredita que a mulher não deve ter acesso à educação.
2. Qual a principal preocupação de Malala ao recordar essa data? Destaque um trecho que comprove sua afirmação.
A preocupação de Malala ao recordar essa data e em mostrar a importância da educação na vida das pessoas e como ela capaz de transformar a realidade de uma pessoa ao ser excluída desse cenário a pessoa ficará em um cenário de escuridão, pode-se perceber a preocupação da autora no seguinte trecho:
“Para nós meninas aquele portão é como uma entrada mágica para um mundo especial”
3. Ao ler o trecho das memórias da estudante Malala, que informações são novas para você? Elas são diferentes da realidade da sua rotina escolar? Cite duas diferenças.
Existem diferenças entre a memória da estudante a situação dos estudantes no Brasil, pois no Brasil as mulheres podem frequentar o ambiente escolar sem nenhum receio enquanto a sua integridade física e também podemos analisar que ir a escola nas palavras da autora e como “entrada mágica” ou seja algo raro o que também não ocorre no Brasil, visto que a educação até o final do ensino médio e gratuita e universal.
4. O direito à educação formal para meninas é uma das causas defendidas por Malala em seus discursos, o que a faz desenvolver projetos em parceria com ONGs ao redor do mundo para garantir que muitas meninas tenham acesso à educação. No texto, Malala comenta que "homens, como os do Talibă, pensam que meninas não devem receber educação formal". Por que os homens desse grupo pensam dessa forma?
O grupo talibã é formado por fundamentalistas religiosos que acreditam que a sociedade deve seguir os seus padrões de crença, de modo que na visão deles é inadmissível que as mulheres possam ter acesso à educação, sendo esse um privilégio que deve ficar apenas restrito aos homens.
Cabe ressaltar que esse pensamento não fica restrito somente “aos homens do talibã”, pois mesmo em países em que esse grupo não atua existe o preconceito de que as mulheres não devem ter acesso a educação, muito desse pensamento tem origem em uma cultura patriarcal, em que o homem detinha todo o poder dentro da família, podendo escolher todos os aspectos da vida de uma mulher.
5. Para que tipo de leitor Malala escreveu esse livro? Qual a relevância dos temas tratados nele?
A Malala escreveu esse livro para o público feminino, pois a ideia é mostrar que apesar das dificuldades enfrentadas para se ter acesso a educação ela é fundamental para a formação e a possibilidade de sonhar com dias melhores, de modo que o relato da ativista busca incentivar mulheres em seu país e fora dele a frequentar o ambiente acadêmico e a não se deixar intimidar por nenhum grupo que acredite que o lugar da mulher não e dentro do mundo acadêmico.
6. Depois de ler o texto da jovem estudante e responder às questões, o que você imagina que este capítulo irá abordar?
Pode-se imaginar que esse capítulo versará sobre a importância da educação ou sobre os direitos das mulheres.
Leia mais sobre Malala Yousafzai em: https://brainly.com.br/tarefa/32533443