1) O texto apresentado sobre o artista Vik Muniz saliente em vários momentos a riqueza e particularidade na escolha dos materiais diversos como papéis perfumados, algodão, recortes de revistas, chocolates líquido, açúcar ou poeirá, utilizados pelo artistas. A imagem de chocolate líquido, por exemplo, ficaria pendurada na parede sem reformar? Releia o texto e indique como é o trabalho final de Vik Muniz, ou seja, qual a linguagem artística que vai para a exposição?
2) Na série Pictures of Magazines (Retratos de revistas, 2003), expôs retratos de conhecidas personalidades brasileiras, como o jogador Pelé e o ex presidente Luís Inácio Lula da Silva, mas também de um anônimo vendedor de flores. considerando a arte como agente de mudanças e questionamentos sociais, faça uma analise crítica sobre o fato do artista ter escolhido estas três pessoas para comporem os seus retratos.
3) Após conhecer ou reconhecer um pouco do processo artístico de Vik Muniz, imagine a possibilidade de criar ou recriar uma imagem inspirado no processo criativo do artista estudado. Qual imagem ou pessoa você retrataria? Qual ou quais materiais não-convencionais você escolheria para utilizar na sua composição?
Soluções para a tarefa
1) A imagem do chocolate líquido não ficaria na parede sem sofrer alguma reformulação ou alteração. O trabalho final de Vik Muniz deseja passar uma linguagem artística de efemeridade, de finitude das coisas e pessoas.
2) O artista escolheu essas pessoas (Pelé, Luís Inácio Lula da Silva e um vendedor de flores), pois são pessoas que simbolizam alguns aspectos, que apresentam uma imagem única para quem vê.
3) O processo criativo e artístico de Vik Muniz é bem inusitado e único, ao se inspirar nele é provável que se escolha uma imagem ou pessoa também diferente para a retratação. Alguns exemplos de materiais que poderiam ser utilizados na composição são: papéis, algodão, açúcar, entre outros.
Bons estudos!
1) No caso de um chocolate líquido que fica pendurado na parede, entende-se como uma ação artística efêmera, pois o chocolate pode cair todo ao chão, a depender da proposta. Uma possibilidade seria Vi Muniz tirar uma foto da ação e expor a fotografia e uma exposição das Artes Visuais.
Vik Muniz e releituras artísticas
Nesta proposta do chocolate, Muniz está fazendo uma releitura do quadro de A descida da Cruz, de Caravaggio, assim como também realizou a releitura de O nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli.
O Nascimento de Vênus representa a primavera, isto é, a estação da renovação e do renascimento.
Continue estudando sobre Arte em: https://brainly.com.br/tarefa/9951927
2) Pode-se compreender que o artista teve como intuito o rompimento da concepção do que é famoso e do que é cotidiano entre as relações humanas, pois colocou Lula e Pélé junto com um vendedor de flores anônimo. Conclui-se que o artista questionou os limites existentes entre a fama e o cotidiano.
Arte e questionamento
O quadro potencializa no leitor da obra questionamentos como: por que Lula e Pelé estão do lado de um florista anônimo? Qual foi a intenção de Muniz nesta ação artística? Qual a mensagem que o autor quer passar com a temática?
Continue estudando sobre Arte em: https://brainly.com.br/tarefa/9951927
3) Pode-se selecionar uma privada para a composição da releitura artística. Marcel Duchamp utilizou o objeto para promover uma nova concepção do que é arte, vinculada à Arte Contemporânea. Uma possibilidade é a utilização de adornos como flores e fitar para trazer uma nova perspectiva ao objeto.
Objeto e releitura artística
Neste caso tanto a exposição presencial como a exposição em formato de fotografia são válidas. Assim, cabe ao aluno escolher qual a forma de exposição da sua obra em releitura.
Continue estudando sobre Arte em: https://brainly.com.br/tarefa/9951927