1 O texto apresenta marcas de coloquialidade, do modo de contar a história quando estamos frente a frente com nosso ouvinte, como no trecho a seguir.
Tua Yuxibu é o sapo, o canoeiro, o que mais tem. Ele sempre canta no verão. Vai desovar na praia. E as pessoas comem este sapo.
A história começa assim: tinha um homem que ficou encantado de Tua Yuxibu. O nome desse homem era Ixã. Linhas 1-4
A-Explique como essa coloquialidade aparece nesse trecho inicial do texto.
B) Que outras marcas da linguagem coloquial aparecem no texto?
2 Uma das marcas do processo de produção do livro do qual essa história faz parte é o fato de a autoria ser marcadamente coletiva. Qual é a relação de uma autoria coletiva com uma obra como essa?
3 Releia os trechos a seguir e, com base neles, faça o que se pede.
Um dos sapos se encantou numa pessoa [...] linha 7
O sapo encantado de gente falou assi [...] linha 10
A) O que significam as formas verbais do verbo encantar?
B) Explique como você chegou a essa conclusão, inferindo o sentido que o verbo tem no contexto.
4 No texto, o emprego do verbo ter, como sinônimo de "existir“, aparece em algumas ocorrências, como no trecho a seguir.
Quantas pessoas têm? Quem mais ainda vai aparecer? linha 34
A) Embora esse uso seja comum no português coloquial do Brasil, na norma-padrão da lingua, recomenda-se empregar o verbo haver. Reescreva o trecho acima substituindo ter por haver. Faça as adaptações necessárias e explique-as.
Soluções para a tarefa
Mitos ou lendas são narrativas que contam histórias populares acerca de criaturas misteriosas e aventuras. Acompanhe a resposta destas questões:
- 1- a) Essa fala de forma coloquial fica marcada nas seguintes expressões: "...o canoeiro, o que mais tem" e "....tinha um homem" a primeira expressão significa que é comum haver muitos canoeiros e a outra expressão quer dizer que existia um homem do qual se vai contar uma história
- b) "Quando, no outro dia, deu uma base de 8 horas" e "...que começava a botar roçado"
- 2 - Faz todo o sentido que uma coletânea de lendas indígenas seja de autoria coletiva pois tem a marca de vários contadores de história
- 3 - a) Significam que o sapo se transformou numa pessoa
- b) "...encantado de gente" e "...se encantou numa pessoa" ambos significam a transformação mágica do sapo
- 4 - Reescrevendo o trecho: Quantas pessoas haviam? Quem mais ainda vai aparecer
A lenda do Sapo Encantado
Essa lenda conta a história de Tua Yuxibu, o sapo que se transformava em gente e de Ixã, o caçador que sempre se frustrava na mata, não conseguindo caçar e levar alimentos para os filhos. Em dado momento Tua Yuxibu se transformou em gente e deu uma arma para Ixã.
Essa lenda é marcada pela coloquialidade da linguagem, narrando um conto, quase como se estivesse sendo falado diretamente para o leitor. Dessa forma tradicional é que se conta as lendas, de boca a boca perto de alguma fogueira, no meio do mato.
A linguagem coloquial é muito importante para o povo de cada região e deve ser respeitada e preservada, pois é uma das marcas da transmissão do conhecimento de pai para filho, aquele conhecimento empírico que muitas vezes não se encontra registrado nos livros didáticos.
Para entender mais sobre linguagem coloquial, veja: https://brainly.com.br/tarefa/52021181#
#SPJ2