1) O texto abaixo refere-se a atividade da cana de açúcar e da mineração no Brasil
Colônia.
O Ciclo do Açúcar for uma das principais bases econômicas, sociais e culturais
no Brasil Colonial, entre meados dos séculos XVI e XVIII. Sua implementação ocorreu
por meio da importação pelos portugueses do sistema de sesmarias, responsável pela
distribuição de terras para produção agrícola na, então, colônia portuguesa. Esse
processo foi fundamental para a ocupação territorial. Já no século XVIII, tivemos outra atividade econômica de destaque que foi o extrativismo mineral, as principais regiões auríferas foram Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. Assinale a alternativa que
apresenta características marcantes destas duas atividades econômicas do Brasil.
a) A adoção da mão-de-obra assalariada, no final do século XVIII trouxe uma nova dinâmica a nossa economia interna.
b) A mineração na Região da Amazônia, palco da exploração desta região contribuiu para a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
c) A vida urbana e o próprio caráter da exploração aurífera geraram uma sociedade mais aberta e heterogênea, convivendo lado a lado o trabalho livre e o trabalho escravo, embora este fosse predominante.
D-) Durante os primeiros quatro séculos e melo do descobrimento, como foram encontradas riquezas de ouro ou minerais preciosos na Amazônia, as populações viviam praticamente em isolamento, porque nem a coroa portuguesa e, posteriormente, nem o império brasileiro conseguiram concretizar ações governamentais que incentivassem o progresso na região.
e) A mentalidade fortemente empresarial desses fazendeiros produtores de cana de açúcar introduziu novas técnica agrícolas e formas de plantio favoráveis a ima nova expansão da cana de açúcar para a região do interior do Nordeste.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a Letra C: "A vida urbana e o próprio caráter da exploração aurífera geraram uma sociedade mais aberta e heterogênea, convivendo lado a lado o trabalho livre e o trabalho escravo, embora este fosse predominante."
Durante o período de colonização do Brasil, a economia foi baseada no setor primário, sobretudo agricultura e extrativismo. Os ciclos do pau-Brasil, cana-de-açúcar, ouro e café foram os mais importantes e lucrativos da colônia, garantindo as exportações para outros países.
Durante o ciclo do ouro, no século XVIII, a região de Minas Gerais sofreu uma expansão urbana, com a chegada de muitos imigrantes para o Brasil, em busca de ouro. Dessa forma, o trabalho livre se consolidou na área. Entretanto, a mão-de-obra escrava ainda era a mais expressiva.
Tendo em vista o desenvolvimento de cidades, com pessoas de várias nacionalidades, a sociedade no sudeste se tornou mais heterogênea do que no Nordeste, por exemplo. Apesar de os preconceitos raciais e desigualdades sociais ainda existirem.
Espero ter ajudado, bons estudos!