História, perguntado por Ryannnnnn, 11 meses atrás

1- O texto a seguir é um discurso proferido pelo Papa Urbano 2°, em novembro de 1095.

Após ter prometido a Deus manter a paz em suas terras e ajudar fielmente a igreja (...) vocês poderão ser recompensados empregando sua coragem no outro empreendimento. trata-se de um negócio de Deus. É preciso que sem demora vocês partam e Socorro de seus irmãos do oriente (...) como a maior parte de vocês já sabem os turcos invadiram aquela região muitos cristões caíram sobre seus golpes muitos foram escravizados os turcos destroem as igrejas saquei o reino de Deus por isso os exorto chamo e suplico e não sou eu que exorta mas o próprio senhor a socorrer os cristãos e levar aquele povo para bem longe de nossas terras. a todos que os partirem e morreram no caminho em terra o mar o que perder a vida combatendo os padrões será concedida a remissão perdão dos pecados que seja doravante cavaleiros de Cristo os que não eram senão bandoleiros a terra que habitam é estrita e miserável mas o território sagrado do oriente a extensões de onde jorra leite e mel.
(Tá sem pontuação, não vem me xingar)

A) Qual argumento Urbano || usou para justificar a necessidade das cruzadas? Explique.

B) A quem o discurso se dirige?

C) Além do fator religioso, qual outro fator impulsionou o movimento cruzadista?

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
28

a. O argumento que Urbano II usou para justificar as cruzadas foi a invasão, os saques e as pilhagens promovidas pelos turcos, que segundo ele, matavam e até escravizavam os cristãos no Oriente.

b. O discurso se dirigia à toda sociedade e em especial aos homens que pudessem lutar como cavaleiros ou soldados de infantaria.

c. Além do fator religioso, o fator que impulsionou o movimento cruzadista foi o controle sobre as riquezas produzidas no Oriente.

Abraços!

Perguntas interessantes