Ed. Física, perguntado por carolsartarelo, 7 meses atrás

1)O termo qualidade de vida é amplamente utilizado em textos, reportagens e pesquisas, ter qualidade de vida se refere aos desfechos positivos relativos ao ser humano, algumas definições podem ser encontradas na literatura, mas segundo a Organização Mundial da Saúde a qualidade de vida é definida como: “A percepção do indivíduo sobre sua posição na vida, no contexto cultural e nos sistemas de valores nos quais ele vive em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.
A qualidade de vida é um conceito amplo que abrange a vida do ser humano e seu meio pois
Alternativas:
a)engloba a saúde física, o estado psicológico, o nível de independência, as relações sociais, e as crenças pessoais.
b)influencia de maneira positiva na saúde física e negativa na saúde mental das pessoas.
c)está relacionada às questões políticas e de saúde pública.
d) não se relaciona ao espaço físico que cerca os seres humanos mas sim ao meio social no qual ele está inserido.
e) interfere nas escolhas pessoais dos seres humanos e na manutenção de hábitos saudáveis.
2)Ao analisarmos todos os fatores que podem influenciar na qualidade de vida, podemos notar o tamanho das dimensões desse conceito. Geralmente o termo qualidade de vida é primeiramente associado à saúde física, porém ele vai além dessa relação.
A Organização Mundial da Saúde classifica os componentes da qualidade de vida em estado físico, estado ____________, relações pessoais, ____________, o entorno e as ____________ e espirituais.
Assinale as alternativa que preenchem corretamente as lacunas.
Alternativas:
a)Nutricional / nível de independência / relações sociais.
b)Emocional / nível socioeconômico / crenças pessoais.
c)Nutricional / nível socioeconômico / relações humanas.
d)Psicológico / nível de independência / crenças pessoais
e)Mental / nível de atividade física / relações sociais.
3)A falta de recursos financeiros, acesso ao atendimento de saúde de qualidade, moradia adequada, saneamento básico e educação pode impactar negativamente na qualidade de vida das pessoas. Assim como o poder aquisitivo alto pode impactar positivamente na qualidade de vida por viabiliza melhor acesso aos serviços de saúde e a realização das necessidades básicas e pessoais. Para viabilizar a elaboração de políticas públicas visando à melhora das condições de vida da população são utilizados índices que auxiliam no entendimento do perfil da população, sua renda, suas condições sociais e estruturais e suas necessidades básicas.
Segundo esses indicadores o que podemos afirmar sobre o desenvolvimento, distribuição de renda e pobreza no Brasil?
I. Há diferenças de distribuição de renda entre as regiões do Brasil, as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste possuem o maior rendimento, e as regiões Norte e Nordeste menores rendimentos.
II. Segundo o Índice de Pobreza Multidimensional quase um quarto da população brasileira encontra-se em condições de pobreza multidimensional.
III. Em uma comparação global, o Brasil tem um dos piores Índices de Gini do mundo, demonstrando a imensa desigualdade social.
IV. O Brasil ocupa uma das últimas posições no Ranking de desenvolvimento humano, correspondendo à “Baixo Desenvolvimento Humano”, e sua posição no ranking tem piorado desde a década de 90.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)II, III e IV, apenas.
b)I, III e IV, apenas.
c)I, II e III, apenas.
d)I e II, apenas.
e)I, II, III e IV.
4)O sedentarismo é um problema de saúde pública, eleva os riscos de doenças mentais e das doenças crônicas não transmissíveis como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, e alguns tipos de câncer. Apesar da prática de exercícios ser fundamental à saúde e qualidade de vida, mais de um quarto da população mundial adulta continua fisicamente inativa, ocasionando um sério problema de saúde pública.
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio sobre Práticas de esporte e atividade física realizada no ano de 2015 revelou que no Brasil metade da população estava sedentária, em relação ao gênero, ___________ apresentaram maior grau de sedentarismo que ___________, e em relação à idade, ____________ estavam mais ativos que ___________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Alternativas:
a)as mulheres / os homens / os idosos / os jovens.
b)as mulheres / os homens / as crianças / os idosos.
c)os homens / as mulheres / os jovens / os idosos.
d)os homens / as mulheres / os idosos / as crianças.
e)as mulheres / os homens / os jovens / os idosos.

Soluções para a tarefa

Respondido por izabokaloka
59

Resposta:

1) a

2) d

3) d

4) e

Explicação:


rafael4543: Correto
Respondido por henriquec1001
16

1 - A qualidade de vida é um conceito amplo que abrange a vida do ser humano e seu meio pois engloba a saúde física, o estado psicológico, o nível de independência, as relações sociais, e as crenças pessoais. O que é mostrado na alternativa A.

Qualidade de vida

A qualidade de vida pode ser resumida em saber viver bem consigo mesmo e com os demais fatores que o rodeiam, como:  o bem-estar físico, mental, psicológico e emocional, relacionamentos sociais etc.

Vale salientar que a qualidade de vida não é medida em relação de dinheiro que uma pessoa tem, mas sim no nível de estresse que essa pessoa passa.

2 - A Organização Mundial da Saúde classifica os componentes da qualidade de vida em estado físico, estado psicológico , relações pessoais, nível de independência, o entorno e as crenças pessoais e espirituais. O que é mostrado na alternativa D.

Componentes da qualidade de vida

Vale salientar que muito da qualidade de vida são determinados pelas crenças pessoais e espirituais que cada pessoa carrega.

Por exemplo, se um pessoa acredita que as pessoas ricas são gananciosas é que o dinheiro gera vários problemas, muito provavelmente enquanto essa pessoa não desativar essa crença, ela jamais será rica.

3 - Em relação à falta de recursos financeiros é correto o que se afirma em I, III e IV. O que é mostrado na alternativa B.

Falta de recursos financeiros

A diferença de distribuição de renda no Brasil é nítida, o que faz que existam regiões mais desenvolvidas do que outras, por exemplo, basta comprar o desenvolvimento da região Sudeste com a Norte, por exemplo.

De 2017 para 2018, o Brasil caiu da 78ª para a 79ª posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Além de que a desigualdade social no Brasil se intensificou mais ainda durante a pandemia.

4 - Em relação ao gênero, as mulheres apresentaram maior grau de sedentarismo que os homens, e em relação à idade, os jovens estavam mais ativos que os idosos. O que é mostrado na alternativa E.

Sedentarismo no Brasil

O sedentarismo no Brasil é considerado por muitos umas das causas de rotinas intensas, o que faz que as pessoas tenham que trabalhar muito, de modo a gerar obesidade.

Isso é fruto da falta de exercícios físicos juntamente com uma alimentação toda desregrada, o que a longo prazo gera obesidade e vários outros problemas de saúde.

Saiba mais sobre qualidade de vida e sedentarismo em:

https://brainly.com.br/tarefa/10543993

https://brainly.com.br/tarefa/22885223

https://brainly.com.br/tarefa/4829810

https://brainly.com.br/tarefa/30776295

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes