1. O termo 18 Brumário refere-se ao calendário republicano francês de 1792. Com esse acontecimento completava-se a revolução da burguesia iniciada em 1789 na França, com Napoleão Bonaparte no poder, a burguesia firmava sua liderança e iniciava um novo governo, o Consulado. Como era organizada a política do Consulado? *
1 ponto
a)O governo do Consulado era dividido pelos três poderes, legislativo, executivo e judiciário. Napoleão Bonaparte exercia o poder executivo, assim seu papel era administrar a nação, deixando o poder legislativo para os remanescentes jacobinos.
b) O governo do Consulado era exercido por três cônsules, mas o poder de fato estava nas mãos do primeiro-cônsul, no caso Napoleão Bonaparte. Bonaparte manteve a República, mas com poderes ilimitados para sua pessoa que, podia propor leis, declarar guerra, firmar a paz, etc.
c) A política do Consulado era organizada através de plebiscitos populares. Existia a participação da população em todas as instâncias do legislativo, executivo e judiciário. O papel de Napoleão Bonaparte era o de chefe de Estado.
d) A política do Consulado era organizada através de uma ordem militar. Quando o general Napoleão Bonaparte assumiu o Golpe 18 Brumário, seus principais aliados eram os militares que exigiam a aplicação de uma ditadura militar na França.
2. Durante o Consulado, Napoleão Bonaparte controlava a imprensa, e a utilizava para se autopromover. O general também realizou inúmeras medidas para ampliar o sistema educacional francês. Quanto à organização legislativa, Napoleão Bonaparte instituiu o chamado Código Civil que resultou como um importante feito para sociedade francesa e exemplo para as constituições mundiais. Indique alguns dos pontos defendidos neste Código Civil. *
1 ponto
a) Esse código abolia definitivamente os privilégios do clero e da nobreza, protegia o direito à propriedade privada, separava o casamento civil do religioso e afirmava a igualdade de todos perante a lei.
b) Esse código ficou conhecido como Código de Hamurabi, pois nele defendia-se o chamada Lei de Talião, onde os erros cometidos deveriam ser pagos “olho por olho e dente por dente”. Devido ao descumprimento das diretrizes da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, essa lei foi rapidamente abolida na França.
c) Esse código permitia que trabalhadores e associações como de sindicatos pudessem organizarem-se bem como realizarem greves. Nesse Código Civil também foram garantidos direitos ao trabalho infantil e equidade de direitos entre homens e mulheres nas fabricas.
d) Esse código não permitia que mulheres casadas estivessem mantidas submetidas aos seus maridos. Procurando visar uma política de direitos de igualdade de gênero, Bonaparte instituiu igualmente o direito ao sufrágio feminino.
ME AJUDA
yuri201665:
vou colocar no meu perfil
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
1)B
2)A
Explicação:
espero ter ajudado
Respondido por
5
Resposta:
1) B
2) A
Explicação:
Perguntas interessantes
ENEM,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
ENEM,
6 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Administração,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás