História, perguntado por todisgabriel, 8 meses atrás

1. O termo 18 Brumário refere-se ao calendário republicano francês de 1792. Com esse acontecimento completava-se a revolução da burguesia iniciada em 1789 na França, com Napoleão Bonaparte no poder, a burguesia firmava sua liderança e iniciava um novo governo, o Consulado. Como era organizada a política do Consulado? *

1 ponto

a)O governo do Consulado era dividido pelos três poderes, legislativo, executivo e judiciário. Napoleão Bonaparte exercia o poder executivo, assim seu papel era administrar a nação, deixando o poder legislativo para os remanescentes jacobinos.

b) O governo do Consulado era exercido por três cônsules, mas o poder de fato estava nas mãos do primeiro-cônsul, no caso Napoleão Bonaparte. Bonaparte manteve a República, mas com poderes ilimitados para sua pessoa que, podia propor leis, declarar guerra, firmar a paz, etc.

c) A política do Consulado era organizada através de plebiscitos populares. Existia a participação da população em todas as instâncias do legislativo, executivo e judiciário. O papel de Napoleão Bonaparte era o de chefe de Estado.

d) A política do Consulado era organizada através de uma ordem militar. Quando o general Napoleão Bonaparte assumiu o Golpe 18 Brumário, seus principais aliados eram os militares que exigiam a aplicação de uma ditadura militar na França.

2. Durante o Consulado, Napoleão Bonaparte controlava a imprensa, e a utilizava para se autopromover. O general também realizou inúmeras medidas para ampliar o sistema educacional francês. Quanto à organização legislativa, Napoleão Bonaparte instituiu o chamado Código Civil que resultou como um importante feito para sociedade francesa e exemplo para as constituições mundiais. Indique alguns dos pontos defendidos neste Código Civil. *

1 ponto

a) Esse código abolia definitivamente os privilégios do clero e da nobreza, protegia o direito à propriedade privada, separava o casamento civil do religioso e afirmava a igualdade de todos perante a lei.

b) Esse código ficou conhecido como Código de Hamurabi, pois nele defendia-se o chamada Lei de Talião, onde os erros cometidos deveriam ser pagos “olho por olho e dente por dente”. Devido ao descumprimento das diretrizes da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, essa lei foi rapidamente abolida na França.

c) Esse código permitia que trabalhadores e associações como de sindicatos pudessem organizarem-se bem como realizarem greves. Nesse Código Civil também foram garantidos direitos ao trabalho infantil e equidade de direitos entre homens e mulheres nas fabricas.

d) Esse código não permitia que mulheres casadas estivessem mantidas submetidas aos seus maridos. Procurando visar uma política de direitos de igualdade de gênero, Bonaparte instituiu igualmente o direito ao sufrágio feminino.

Soluções para a tarefa

Respondido por maridecorra15
31

Resposta:

1b 2a

Explicação:

Respondido por yohannab26
2

1. A política do Consulado era organizada em três cônsules. ( Alternativa b)

 O líder que mais atendeu ao novo ideal revolucionário da França foi Napoleão Bonaparte. Ele percebeu que era uma fonte de crescimento, e trouxe consigo seus aliados burgueses.

 O governo do Consulado era chefiado por militares que comandavam o poder Executivo, esse poder era repartido em três, sendo três cônsules. No entanto, havia maior concentração de poder na mão do primeiro cônsules, Napoleão Bonaparte.

 Napoleão ordenava as leis, chefiava os demais membros entre outras coisas. Foi durante esse período que houve a ascensão da burguesia, uma vez que Napoleão criou o Banco da França, empresa estatal cujo objetivo era oferecer condições favoráveis para que a burguesia empreendesse em negócios, assim organizaria o sistema financeiro nacional.

Para mais informação a respeito dessa temática, acesse:

Era Napoleônica: https://brainly.com.br/tarefa/248610

2. Um dos pontos presentes no Código Civil de Napoleão era a abolição dos privilégios do Clero e da Nobreza. ( Alternativa a)

 A criação do Código Civil ou mais conhecida como Código Napoleon tinha como principal objetivo a unificação das leis, sendo assim reformando o sistema legal da França.

 Como não havia uma única leia para população isso provocava privilégios a certos grupos, como a nobreza e o Clero. Estes eram isentos dos impostos. Napoleão separou o Estado da Igreja, além de legalizar o divórcio ( fato extraordinário para época).

 Além de garantir a todos os cidadãos homens igualdade perante a lei e o direito de voto.

Para mais informação, acesse:

O que foi o Código Civil Napoleônico: https://brainly.com.br/tarefa/10849470

Anexos:

todisgabriel: A primeira resposta tá certa mas a segunda está errada
Perguntas interessantes