1)
O SUS - Sistema Único de Saúde é uma política inovadora que enfrenta muitos desafios, mas que, mesmo assim, busca sempre aprimorar seu sistema para melhor atender seus usuários. Um dos aprimoramentos que foi realizado visando a melhoria na Atenção Primária é o Telessaúde. De acordo com este, é possível afirmar que:
I – Foi instituído em 2011.
II – Busca aprimorar a qualidade do atendimento através da integração do ensino e serviço.
III – A integração no Telessaúde se dá através das Tecnologias da Informação (TI).
IV – São exemplos de ferramentas das TI: chat, webconferência e e-mails.
A alternativa que apresenta as asserções corretas é:
Alternativas:
a)
I e II.
b)
I, II e III.
c)
I, II e IV.
d)
II, III e IV.
e)
I, II, III e IV.
2)
A história da loucura tem uma relação direta com o processo de transformação dos hospitais. Essas instituições também foram criadas na Idade Média e não se constituíam como campos de atuação da medicina. Ao contrário, a palavra hospital significa hospitalidade, hospedagem. Portanto, eram instituições religiosas e filantrópicas que se propunham a acolher pobres, mendigos, desabrigados e doentes. Acerca deste tema, em 2001 foi aprovada a Lei 10.216, do deputado Paulo Delgado. Sobre o que ela discorre? Analise as asserções a seguir.
I – Trata da progressiva substituição dos leitos psiquiátricos por dispositivos comunitários de tratamento em saúde.
ALÉM DISSO
II – A psicologia sempre acompanhou os movimentos sociais e, hoje, luta pela eliminação de toda forma de tratamento manicomial.
Analisando as asserções e a relação proposta entre elas, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b)
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
c)
A primeira asserção é uma proposição verdadeiras, e a segunda, uma proposição falsa.
d)
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
e)
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
3)
Para que as Políticas Públicas contemplem as necessidades da população, é preciso, antes de tudo, entender quais são as características de determinado território. Diante do tema territorialidade, analise as proposições que se seguem marcando V para as que forem verdadeiras e F, para as falsas.
( ) Com relação à saúde pública, territorialidade é um espaço geográfico delimitado e com a população bem definida.
( ) Essa divisão de territórios contribui para a organização do sistema e das formas de atendimento.
( ) Essa divisão também possibilita a leitura das características de determinada região ou população, a partir da visualização dos problemas que precisam de atenção maior por parte do Estado.
Assinale a alternativa com a sequência correta.
Alternativas:
a)
V, V, V.
b)
V, V, F.
c)
V, F, F.
d)
F, F, F.
e)
F, V, F.
4)
Para as Políticas Públicas, cada território é de suma importância, pois possui suas particularidades e características. Assim, na área da saúde, vários conceitos surgem a partir da noção de território e, um deles diz que a delimitação oferta aos gestores da política pública um panorama sobre o funcionamento e as deficiências dos serviços em determinado espaço geográfico. Esta definição refere-se à qual conceito?
Alternativas:
a)
Territorialidade.
b)
Regionalização.
c)
Descentralização.
d)
Hierarquização.
e)
Integralidade.
5)
Sabe-se que muitas pessoas que vivem em situação de rua são usuárias de substâncias psicoativas. Nesses casos, a estratégia utilizada é a redução de danos que não objetive induzir o usuário à interrupção do uso, mas orientar sobre os riscos e encaminhamentos necessários aos cuidados em saúde. Esta é uma ação do Consultório na Rua. Frente a este programa, analise as proposições que se seguem, marcando V para as verdadeiras e F, para as falsas.
( ) O Consultório na Rua é um dispositivo importante na saúde e que está vinculado à Atenção Secundária.
( ) O Consultório na Rua conta com o suporte de outros equipamentos, tais como, NASF, CAPS, rede de urgência...
( ) O Consultório na Rua envolve a articulação da rede intersetorial no cuidado às questões relativas à população em situação de rua.
( ) É um trabalho bastante delicado que o Consultório na Rua realiza, demandando atendimento digno e qualificado, sem julgamentos ou preconceitos.
A sequência correta é:
Alternativas:
a)
V, V, V, V.
b)
V, V, V, F.
c)
V, V, F, F.
d)
F, V, V, V.
e)
F, V, F, V.
Soluções para a tarefa
1 - e) I, II, III e IV.
R: O nosso Sistema Único de Saúde foi instituído por meio da nossa Constituição Federal no ano de 1988, sendo normatizado pela Lei 8.080/90. O mesmo está diferentemente ligado ao Ministério Público, e tem como premissa servir como atendimento público para toda a população brasileira.
2 - a) As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
R: O foco na questão do fim do tratamento manicomial é por causa da história dos manicômios antigos. Que sabemos que era basicamente um show de horrores, pois muitos pacientes eram maltratados e ainda passavam pelo processo de lobotomia.
3 - a) V, V, V.
R: Para que as políticas públicas na área da saúda consiga ter resultados positivos, é preciso ser feita toda uma analise da região para saber quais são os principais problemas que a assolam. Para tomar medidas com o foco nessas adversidades.
4 - b) Regionalização.
R: O processo de regionalização é importante para que as regiões sejam divididas de acordo com as suas particularidades, que como foi abordado na resposta anterior fazem toda a diferença na hora de criar medidas na área da saúde.
5 - d)F, V, V, V.
R: Apenas a primeira afirmação está incorreta, pois na verdade o Consultório na Rua está ligado ao Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB/MS), ou seja, não é visto como algo secundário. É uma ação com foco em ajudar as pessoas nessas condições de forma mais rápida possível.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!