1.
O subtítulo do livro de Ana Miranda faz uma referencia a um famoso conto de fadas, Cinderela
ou A gata borralheira, uma história que teve diversas versões e adaptações,
a) Em resumo, como é a história de Cinderela?
b) Por que será que Ana Miranda optou por fazer essa intertextualidade? Considerando as duas
histórias, procure explicar o motivo dessa escolha da autora.
POR FAVOR RÁPIDO
Soluções para a tarefa
A) O conto Cinderela está relacionado com uma jovem que é subalterna a suas meias-irmãs e que ao final se torna uma princesa.
História de Cinderela
No conto de fadas, Cinderela, após a morte de seu pai a jovem menina passa a conviver apenas com sua madrasta e suas duas meias-irmãs que fazem com que ela faça todos os serviços domésticos da casa e a tratam com desprezo.
Entretanto, a história toma novos rumos quando o príncipe da cidade resolve fazer um baile. Cinderela não é permitida de ir a festa, porém conta com a ajuda de sua fada madrinha para arrumá-la e tornar seu desejo possível.
A história apresenta seu ápice quando Cinderela é chamada para dançar com o príncipe, entretanto seu encanto acaba na meia noite, e ao fugir deixa seu sapatinho de cristal para trás.
Leia mais sobre a história de Cinderela em: https://brainly.com.br/tarefa/9896014
B) A intertextualidade ocorre devido a semelhança entre as histórias.
Compreendo a obra de Ana Miranda
No livro "Xica da Silva: A Cinderela Negra" Ana Miranda utiliza o famoso conto de fadas para retratar a história de Xica da Silva devido a semelhança entre as histórias.
O livro conta a história da ex-escrava que apresentou uma grande ascensão social, se tornando dama da região, algo que não era comum na época. Se assemelhando com a história de Cinderela, em que se tem uma jovem pobre que se torna princesa.
Leia mais sobre Xica da Silva em: https://brainly.com.br/tarefa/10732405