1)
O Spolin Games ou sistema de Jogos Teatrais de Viola Spolin éatualmente a sistematização mais desenvolvida no âmbito escolar e uma das técnicas que mais influenciou o teatro na contemporaneidade. Sobre essa temática, leia e analise as afirmativas abaixo e considere (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
( ) Spolin desenvolveu seu sistema de Jogos Teatrais inspirada principalmente por Neva L. Boyd, educadora de Chicago com a qual trabalhou, e que desenvolveu jogos a partir da prática recreativa.
( ) Os Spolin Games, recebeu esse nome originalmente por conta do nome da autora, foram desenvolvidos como uma metodologia cuja finalidade seria ensinar a linguagem do teatro para as mais diversas faixas etárias a partir da prática do teatro de sombras.
( ) Tem como embasamento a perspectiva interacionista, (no modelo epistemológico de Piaget) e traz como premissa que o atuante, a partir dos parâmetros de articulação da linguagem do teatro e da improvisação teatral, se torne o autor de sua própria educação, produzida livremente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
Alternativas:
a)
V, F, V.
b)
V, F, F.
c)
F, V, V.
d)
V, V, F.
e)
F, V, F.
2)
A linguagem do circo é um gênero artístico de grande valor para o aprendizado em ambiente escolar. Sobre o circo analise as afirmativas:
I - O novo movimento do circo pode ser denominado Circo Contemporâneo, não tem um surgimento com data precisa, entretanto é possível afirmar que, iniciou em fins da década de 1970 e tem ocorrido simultaneamente em diversos países.
II - Entre os anos 1980 até os dias atuais,o circo tem valorizado as habilidades artísticas de atletas, associando-as às técnicas tradicionais circenses e às tecnologias originárias dos grandes shows multimídia, o que tem tornado o circo um espetáculo dinâmico e antenado com seu tempo.
III - A linguagem do circo não tem sido contemplada na escola porque não há possibilidades de articulação entre os seus conteúdos e de outras disciplinas escolares.
IV - A linguagem do circo na escola não possibilita a interdisciplinaridade, por isso não há como ser utilizada.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Alternativas:
a)
I, II, III e IV.
b)
I, II e III.
c)
II, III e IV.
d)
I e II.
e)
III e IV.
3)
O jogo teatral refere-se, de forma genérica, ao jogo de cena ou à qualidade lúdica do teatro. A complexidade crescente dos jogos de Spolin é apresentada com três distintos níveis de complexidade, que seguem respectivamente a seguinte sequência, do mais simples ao mais complexo:
Alternativas:
a)
jogos para solução de problemas, jogos de participação, jogos de ação catalisadora.
b)
jogos de participação, jogos para solução de problemas, jogos de ação catalisadora.
c)
jogos de ação catalisadora, jogos de participação, jogos para solução de problemas.
d)
jogos de participação, jogos de ação catalisadora, jogos para solução de problemas.
e)
jogos de ação catalisadora, jogos para solução de problemas, jogos de participação.
4)
Artes Cênicas compreende o rol de linguagens artísticas que concentram a Arte do Espetáculo Vivo. Nomenclatura esta, empregada na Europa, especialmente na França, surgindo para distinguir o artista cênico do artista plástico. Assinale a alternativa em que apresenta apenas exemplos de artistas cênicos:
Alternativas:
a)
Escultor, ator, pintor.
b)
Desenhista, bailarino, gravurista.
c)
Bailarino, mímico, performer.
d)
Ator, dançarino, escultor.
e)
Performer, bailarino, gravurista.
5)
O fichário de Viola Spolin foi desenvolvido como um instrumento de flexibilidade lúdica e didática, permitindo formas variadas de escolha de sequência de jogos. No formato de ficha, a unidade básica do fichário é o jogo teatral, organizado e classificado por itens: preparação, descrição do exercício, instrução, avaliação, notas e áreas de experiência. Assinale a alternativa que contempla as características dos jogos de ação catalisadora:
Alternativas:
a)
É caracterizado por contemplar propostas de interação e envolvimento, prazer e jogos. Adequado a todas as faixas etárias e origens, embora não se possa fazer adequações para o público envolvido.
b)
É o nível de seleção de jogos teatrais e jogos tradicionais, em que há liberdade de ação dos participantes, considerado o mais simples de todos os níveis.
c)
Contribui para o desenvolvimento de habilidades físicas, mentais, perceptivas e instrumentais, contém uma proposta de problema a ser resolvido.
d)
Ao jogar, o participante desenvolverá as habilidades necessárias para solucionar o problema proposto, é o jogo teatral acrescido de estrutura dramática.
e)
Agrega as habilidades já desenvolvidas nos níveis anteriores, exercitando o jogo teatral em toda a sua complexidade.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
A, D, B, C, E
A ultima não tenho certeza se esta correta.
A ultima não tenho certeza se esta correta.
mricardop8f56o:
Deu certo?
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás