1) O sistema genital feminino é responsável pela reprodução. Dos órgãos listados abaixo, qual não faz parte desse sistema?
a) vagina
b) clitóris
c) útero
d) uretra
e) tuba uterina
2) A fecundação é um evento em que há a união do espermatozoide com o ovócito secundário. Esse processo ocorre em qual órgão do sistema genital feminino?
a) vagina
b) clitóris
c) útero
d) vulva
e) tuba uterina
f) ovário
3) A respeito do sistema genital, marque a alternativa que indica corretamente o nome do órgão onde são produzidos os hormônios sexuais femininos, onde a fecundação ocorre e onde o embrião se desenvolve.
a) Tubas uterinas, útero e ovários, respectivamente.
b) Útero, tubas uterinas e útero, respectivamente.
c) Ovários, útero e útero, respectivamente.
d) Ovários, ovários e tubas uterinas, respectivamente.
e) Ovários, tubas uterinas e útero, respectivamente.
4) O sistema genital masculino é formado por órgãos que atuam na reprodução. É nesse sistema que os gametas masculinos, chamados de espermatozoides, são produzidos. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica o nome correto do local onde são produzidos os espermatozoides.
a) Escroto
b) Epididimo
c) Testículo
d) Pênis
e) Próstata
5) No sistema genital masculino não são produzidos apenas os espermatozoides. O hormônio testosterona, responsável pelos caracteres sexuais, também é ali sintetizado. Marque a alternativa que indica corretamente o local onde ocorre essa síntese.
a) A testosterona é produzida nos túbulos seminíferos encontrados no interior dos testículos.
b) A testosterona é produzida pelas células intersticiais localizadas no interior dos testículos.
c) A testosterona é produzida pelas células da próstata.
d) A testosterona é produzida pelas células que formam o epidídimo.
e) A testosterona é produzida pelas ilhotas de Langerhans localizadas no interior do escroto.
6) Entre os órgãos que compõem o sistema reprodutor masculino, marque a alternativa que indica corretamente o nome da estrutura comum ao sistema urinário e genital:
a) Testículo.
b) Ducto deferente.
c) Uretra.
d) Ureter.
e) Bexiga.
7) Algumas situações estão relacionadas com o aumento do número de casos de câncer de pênis. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que não apresenta relação com esse tipo de câncer.
a) Infecção pelo HPV
b) Má higiene íntima
c) Realização de circuncisão
d) Estreitamento do prepúcio
e) Acúmulo de secreção entre a glande e o prepúcio
8) Nem todas as doenças sexualmente transmissíveis possuem sintomas, sendo assim, não é possível descobrir se uma pessoa apresenta alguma DST apenas olhando para ela. Baseando-se nessa informação, marque a única alternativa que não garante a prevenção contra uma dessas doenças:
a) Usar camisinha em toda relação sexual.
b) Nunca compartilhar seringas.
c) Não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâmina de barbear.
d) Não compartilhar roupas íntimas.
e) Utilizar sempre métodos comportamentais nas relações sexuais.
9) A Aids é uma doença que se caracteriza pelo enfraquecimento do sistema imunológico, o que desencadeia o surgimento de doenças oportunistas. Sobre a Aids, marque a alternativa correta:
a) A Aids é causada por um vírus chamado de HPV.
b) A Aids é transmitida exclusivamente por via sexual.
c) A Aids, se tratada precocemente, apresenta 100% de chances de cura.
d) O exame para detectar o vírus da Aids é feito por meio da coleta de sangue e não é disponível gratuitamente.
e) O uso de medicamentos antirretrovirais ajuda a aumentar a sobrevida dos soropositivos.
10)Segundo o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, as doenças sexualmente transmissíveis (DST) são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa infectada e, geralmente, manifestam-se por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica uma informação incorreta a respeito das DSTs.
a) Toda DST apresenta sintomas característicos na região genital.
b) A gonorreia e a tricomoniase são exemplos de DST.
c) A camisinha é uma das melhores formas de se evitar o contágio por alguma DST.
d) Todos os tipos de relação sexual (oral, vaginal e anal) podem transmitir DST.
e) Algumas DST podem ser transmitidas durante a gravidez da mãe para o bebê.
fim...
Me ajude, por favor!.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- Alternativa “d”. A uretra é um órgão do sistema urinário, que também faz parte do sistema genital quando analisamos o organismo masculino. Na mulher, a uretra faz parte apenas do sistema urinário.
2- Alternativa “c”. A fecundação acontece geralmente na tuba uterina, mais precisamente na região da ampola, uma porção mais dilatada da tuba.
3- Alternativa “e”. Os ovários são glândulas responsáveis pela liberação dos ovócitos e pela produção de hormônios sexuais femininos. A fecundação, encontro do espermatozoide com o ovócito, ocorre na tuba uterina. O desenvolvimento do embrião ocorre no útero.
4- Alternativa “c”. Os espermatozoides são produzidos nos testículos, mais precisamente na região dos túbulos seminíferos.
5- Alternativa “b”. A testosterona é produzida nos testículos, mais precisamente pelas células intersticiais localizadas entre os túbulos seminíferos.
6- Alternativa “c”. A uretra é um canal que faz parte tanto do sistema urinário quanto do sistema genital. Essa estrutura é responsável por eliminar a urina e o esperma.
7- Alternativa “c”. A circuncisão, por auxiliar na higiene de homens que apresentam fimose, ajuda a prevenir contra o câncer de pênis.
8- Alternativa “e”. Os métodos comportamentais não protegem contra doenças sexualmente transmissíveis. Entre os métodos contraceptivos conhecidos, o único que confere proteção contra DST é a camisinha.
9- Alternativa “e”. A alternativa “a” está incorreta porque o vírus causador da Aids é o HIV. A alternativa “b” está errada porque a Aids pode ser transmitida por meio da amamentação, parto, compartilhamento de seringas, transfusão de sangue, entre outras formas. A alternativa “c” está errada, porque a Aids não tem cura. Por fim, a alternativa “d” está incorreta porque o exame para diagnosticar o HIV pode ser feito gratuitamente.
10- Alternativa “a”. Nem toda DST apresenta sintomas, o que facilita a transmissão para outras pessoas.
Explicação: