1 — O Serviço de Proteção aos Índios (SPI) foi criado em 1910 com o objetivo principal de prestar assistência e proteção aos indígenas. O tenente-coronel do Exército Cândido Rondon foi seu primeiro diretor. Leia o texto abaixo, em seguida analise a imagem e depois responda às questões. — Segundo informações do texto, qual era o papel do SPI? — O que o projeto queria ao “afastar a Igreja Católica da catequese indígena”? A quem essa prática interessava? — O que o trecho do texto “A idéia de transitoriedade do índio (Oliveira, 1985) orientava esse projeto: a política indigenista adotada iria civilizá-lo, transformaria o índio num trabalhador nacional.” nos diz sobre a política adotada pelo SPI? Qual a sua opinião em relação a essa postura? — O que você observa na imagem? Quem são as pessoas que estão representadas nela? A que grupos sociais elas pertencem? — Em relação à imagem, você acredita que as intenções do SPI foram concretizadas? Como a imagem confirma sua resposta? — Como você avalia as posturas adotadas pelo SPI em relação aos índios brasileiros? 2 — Segundo o dicionário da língua portuguesa, a palavra escambo significa troca de mercadorias ou serviços sem fazer uso de moeda. A prática do escambo foi muito praticada pelos portugueses em sua chegada ao Brasil. Eles ofereciam presentes em troca da mão-de-obra indígena. Na Imagem 1 temos uma ilustração dessa prática muito comum no início da colonização do Brasil. A Imagem 2 nos traz o contato entre o tenente-coronel do Exército e diretor do SPI, Cândido Rondon e os povos indígenas. Analise as imagens e responda às questões. — O que você observa na Imagem 1? — Quem são as pessoas que estão na Imagem 1? Quais classes sociais elas representam? — Quais os interesses dos portugueses ao presentear os índios? — O que podemos observar na imagem 2? — Quem são as pessoas que estão na Imagem 2? Quais classes sociais elas representam? — Qual o interesse do diretor do SPI Cândido Rondon ao presentear os índios?
Soluções para a tarefa
1-
Proteção do povo indígena e de seus direitos
O projeto pretendia afastar a igreja católica porque o estado é laico, ou seja, não professa nenhuma religião, não podendo nenhum povo ser obrigado a ser católico.
Ao estado que afastou a igreja, mas impôs o ensino regular aos indígenas, nas escolas do Estado
Sim, a ideia era educar o índio e transformar em um trabalhado nacional a serviço do estado.
Essa postura viola os direitos dos indígenas tanto quando a da igreja católica , por impor uma cultura eurocentrista do trabalho, não respeitando a cultura e valores indígenas
A imagem representa as escolas da SPI e seu processo de ensino e descaracterização dos povos indígenas impondo a eles a nossa cultura do trabalho.
2-
Na imagem
portugueses e indios
Representantes da SPI e índios
ambos oferecendo presentes aos índios
A imagem representa velhas práticas colonizatórias e civilizatórias
A imagem demostra que os índios continuam sendo vitimas das mesmas práticas desde da colonização ele são presenteados e utilizados como mão de obra barata e fonte de interesse do estado e da igreja que com seu discursos civilizatório viola sua cultura e direitos
Resposta:
1-
_Que os índios não tinham que ser transformados em trabalhadores nacionais. Eles tem sua cultura própria. Procuram manter seus costumes e esse ponto de vista não considerava a cultura e a visão indígena.
_Grupo de alunos indígenas assistindo o hasteamento da bandeira. Crianças e adultos indígenas. Grupo social baixo.
_Sim. Pois as crianças estão vestida.
_Em partes uma aculturação forçada, não respeitaram as tradições dos nativos queriam impor eles a um modo de vida tradicional.
2-
_Observo que os portugueses estão dando coisas para os índios.
_Portugueses e os índios. Alta e média.
_Receber mão-de-obra em troca.
_Podemos observar que é a mesma coisa da imagem 1.
_Tenente-coronel do exército, diretor do SPI e os indígenas. Alta e média.
_Favores ou serviços em troca dos presentes.
Explicação:
Não sei se esta certo,mas espero ter ajudado você!!!