1) “O senhor de engenho é título a que muitos aspiram, porque traz consigo o ser servido, obedecido e respeitado de muitos.”
(ANTONIL, A.J. Cultura e opulência do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia, 1982, p. 72)
a) Destaque elementos que mostrem o prestígio de um senhor de engenho.
b) A posição ocupada pelo senhor de engenho pode ser comparada à do senhor feudal europeu? Justifique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) Exercia o poder localmente tanto na esfera pública, quanto privada, onde impunha sua vontade. Nas palavras de Antonil "o senhor de engenho é título a que muitos aspiram, porque trás consigo o ser servido, obedecido e respeitado de muitos". Presença de escravos em funções domésticas.
B) Sim, pois ambos tinham muito poder.
A - O prestígio de um senhor de engenho era caracterizado por sua posição econômica, por ser uma das poucas "figuras" da colônia a participar da administração pública e por estar a sua posição ligada a um favor concedido pela própria Coroa.
Na época a principal atividade econômica do Brasil era a exportação de açúcar, e a cana só poderia ser transformada em açúcar nos engenhos, de modo que os seus donos enriqueciam. Abrir um engenho só era permitido se o Rei autorizasse, e era comum que estas pessoas comandassem as Câmaras Municipais, de modo que tinham influência política.
B - Podemos comparar as duas posições na medida que tanto os senhores feudais quanto os senhores de engenho eram escolhidos pela Coroa para ocupar esta função, sendo um privilégio concedido pelo Estado com a esperança de que aquele Senhor Feudal ou o Senhor de Engenho fizesse cumprir as leis e coletasse os impostos.
Também se compara na medida que ambos eram os centros do poder econômico da região sob a sua "guarda", posição que geralmente passava também de pai para filho, criando verdadeiras "dinastias" nobres com amplos poderes localmente.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/1167439