História, perguntado por wellice1110234, 8 meses atrás

1. O século XVIII é marcado, na Europa, por transformações sociais, políticas e econômicas, influenciadas por um movimento racional e científico. Um dos expoentes desse movimento foi a escrita da enciclopédia, por Denis Diderot e D’alambert. Esse movimento é denominado:
a) Revolução Inglesa.
b) Iluminismo.
c) Absolutismo.
d) Mercantilismo.

2. Para o autor, a economia deveria se autorregular pela lei da oferta e procura e o Estado não deveria intervir na economia que deve se basear na lei da oferta e procura. Também defendia que a riqueza de uma nação está pautada na economia e não no acúmulo de metal precioso, como defendia a política mercantilista. O texto acima denota as ideias defendidas por: *
a) Adam Smith.
b) Conde Richelieu.
c) Luis XVI.
d) Karl Marx.

Soluções para a tarefa

Respondido por isamattbel96
52

Resposta:

1. b) Iluminismo.

2. a) Adam Smith.

Explicação:

1 - Movimento racional, que teve a Europa como palco. Contrário ao absolutismo monárquico e as características do Antigo Regime. Defendia a liberdade política e econômica. Influenciou movimentos importantes na Europa, como a Revolução Francesa e na América, como a independência dos Estados Unidos.

2 - Adam Smith, autor da obra “A riqueza das nações”, é conhecido como o pai do liberalismo econômico, ao expor e defender as ideias acima.

Classroom

Respondido por EduardoPLopes
15

1 - É correta a alternativa B, tendo o Iluminismo criticado o modo como a sociedade, a economia, a política e as ciências eram conduzidas em sua época.

Foi fortemente influenciado por filósofos, como Diderot e Rousseau, que defendiam que a separação dos poderes, do Estado e da Igreja e o uso da Razão como "guia" da compreensão da natureza, seria os caminhos para o progresso.

2 - É correta a alternativa A, tendo Adam Smith defendido a liberdade de iniciativa econômica como uma forma de garantir que as economias fossem mais eficientes e, ao mesmo tempo, garantir que os direitos naturais das pessoas fossem respeitados.

Em uma economia em que haja forte intervenção do Estado invariavelmente haverá alguns que são beneficiados por seus laços políticos e outros, também por suas posições políticas, que são prejudicados. Um mercado livre seria, então, uma forma de reduzir o poder do Estado e aumentar o poder de seus cidadãos, ao menos em teoria e para aqueles cidadãos que conseguissem se inserir no mercado.

Mais sobre o tema em:  

brainly.com.br/tarefa/3042400

Anexos:
Perguntas interessantes