1.) O Romantismo foi um movimento artístico e politico que teve como principal caracteristica a apologia a burguesia
2.( ) O Romantismo é uma oposição ao Arcadismo que remetia ao modelo Clássico
3.) Ufanismo, patriotismo, casamento e religião, são palavras centrais da arte romantica
) Valorização do individuo, distorção da realidade e pelo o que a pessoa sente e
não pelo o mundo real
5.( ) A valorização da mulher, da natureza, da sociedade e do herói nacional
6(
) O indio brasileiro é uma das caracteristicas do romantismo brasileiro
) O Romantismo está ligado ao exagero real e a luta até a morte pelo seu pais
8.. ) A morte, segundo o Romantismo, é uma forma de fuga, pois permite realizar um
sonho
9( JO Romantismo foi criado na França, com objetivo de evocar o nacionalismo eo patriotismo
10. ) No Brasil, podemos afirmar que o Romantismo contribuiu muito para as musicas românticas e o nascimento do samba do final do Século XIX
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Romantismo surgiu na Europa, principalmente na Alemanha, França e Inglaterra, no século XVIII. Em detrimento ao domínio da razão muito presente nesta época, o Romantismo nasceu com o intuito de reivindicar a personalidade sensível e emocional dos indivíduos.
As características principais do Romantismo giram em torno da fantasia, do sentimento, da paixão e da imaginação, que foram as bases para a sua definição. Diante disso, apareceu como uma forma de reagir contra os pensamentos do Neoclassicismo que não possibilitava a liberdade de expressão aos artistas e nem valorizava as suas criações.
Através do Romantismo se desenvolveu a poesia ultra-romântica, dos romances e dos romances históricos, que se popularizaram a partir da ascensão da impressa e da burguesia comercial, possibilitando acesso das classes que ainda não tinham contato com a literatura.
Contexto Histórico
O Romantismo é considerado um movimento que possibilitou a mudança de uma estilo de vida, principalmente do campo artístico. Foi nesse período que tivemos a mudança de liderança, que passou da aristocracia para a burguesia.
O Romantismo teve maior ascensão a partir do advento do Iluminismo, pois passou a favorecer os ideais de "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" por todo mundo, demonstrando um momento de transformação universal. Neste momento, a sociedade como um todo passou a ser reconhecida e não apenas o clero e a nobreza.
A partir daí, a classe média passou a ter acesso a literatura, o que possibilitou a mudança de uma arte clássica e aristocrática para uma arte romântica de forma popular. Tal situação se deu muito pela falta de preparo intelectual da nova classe consumidora de literatura, que neste momento não possuía conhecimento suficiente para entender a erudição clássica. O novo público, trazido pelo Romantismo, buscava expressões artísticas que representassem os seus gostos e anseios.
Pode-se dizer que a expressão principal do Romantismo é "liberdade", que pode ser vista em diversos campos, a saber:
• Campo político: superação do absolutismo;
• Campo econômico: liberalismo do laissez faire, laissez passer;
• Campo artístico: derrocada das regras e preceitos clássicos.
Origens e Influências do Romantismo
As primeiras manifestações do Romantismo aconteceram na Alemanha, Inglaterra e França, sendo possível observar diversas mudanças culturais.
Na Alemanha, o início da ruptura da perspectiva clássica veio através do "Sturm und Drang" (tempestade e violência), movimento antecessor do Romantismo. Os principais nomes deste movimento foram Goethe e Werther, Schiller, Herder e os irmãos Schelegel.
Na Inglaterra, pôde ser observada com a poesia de Young e Walter Scott. Esse último tem grande influência em nossa literatura com o romance histórico medieval, por exemplo, nas obras de José de Alencar.
Na França, por sua vez, iniciou-se com o movimento Iluminista (Rousseau e Diderot) que já lutava contra o convencionalismo. Vale destacar que Napoleão Bonaparte disseminou as ideias políticas do liberalismo e do gosto artístico romântico. Historicamente, sabe-se que seus exércitos disseminavam os seus ideais por onde andavam: na Espanha, em Portugal, na Itália, na Bélgica, na Rússia.
Explicação: