1. O relato pessoal pode ter características como verbos em primeira pessoa, subjetividade, pois permite ao autor expressar opiniões e sentimentos, além de poder ser autobiográfico, pois permite a autor fazer relatos de suas vivências. 1 ponto a) Verdadeiro b) Falso
2. O relato pessoal não apresenta linguagem figurada, nem aborda os fatos com seriedade e clareza. 1 ponto
a) Verdadeiro b) Falso
Soluções para a tarefa
Resposta: alternativa A) Verdadeiro alternativa B) Falso 2) alternativa C) a mãe
Explicação:
Fiz e tava certo
1. O relato pessoal pode ter características como verbos em primeira pessoa, subjetividade, pois permite ao autor expressar opiniões e sentimentos, além de poder ser autobiográfico, pois permite a autor fazer relatos de suas vivências. A alternativa é verdadeira.
É possível fazer esta afirmação, pois, como o nome já indica, o relato pessoal é o gênero textual responsável por relatar acontecimentos pessoais. Sendo assim, o autor deve relatar o que ocorre em seu próprio cotidiano.
Por conta disso, é essencial a utilização de marcas de primeira pessoa, que são traduzidas, linguisticamente, pelo uso de verbos e pronomes em primeira pessoa. Por esse motivo, tem um viés autobiográfico - até porque é um relato de vivências pessoais.
Dessa forma, o item A é verdadeiro.
2. O item é falso, pois o relato pessoal pode apresentar linguagem figurada e aborda os fatos com seriedade e clareza.
O fato de serem narradas vivências pessoais não faz com que isso seja feito de forma pouco séria ou pouco clara. Pelo contrário, como em outros gêneros textuais, nos relatos pessoais é desejada a clareza de informações na narrativa.
Quanto ao uso de figuras de linguagem, é possível. O autor pode escolher narrar suas vivências utilizando figuras de linguagem e isso é feito muitas vezes, principalmente pelo fato de o relato pessoal ser um gênero textual muito próximo à expressão de subjetividade.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/24028137