1) O Racionalismo considera que o único instrumento adequado ao conhecimento verdadeiro é a razão. É ela
que fornece as ideias normativas e os princípios por meio dos quais conhecemos. Dentre os princípios
defendidos pelo Racionalismo, temos
(A) a posição cética diante de tudo.
(B) a defesa das ideias inatas.
(C) a convicção do conhecimento a posteriori.
(D) a recusa das formas a priori do conhecimento.
2) Doutrina segunda a qual o conhecimento não é possível e por isso o juízo das coisas deve ser abandonado.
Pode-se encontrar duas vertentes dessa corrente: uma radical e outra moderada.
(A) ceticismo.
(B) criticismo.
(C) dogmatismo.
(D) realismo.
3) Defende a tese de que todas as nossas ideias são provenientes da experiência e, em última instância,de
nossas percepções sensoriais:
(A) dogmatismo.
(B) idealismo.
(C) empirismo.
(D) racionalismo.
4) É considerado um tipo de conhecimento imediato, inexprimível, alcançado sem intermediários, uma
espécie de pensamento direto ou de visão súbita.
(A) certeza.
(B) intuição.
(C) premonição.
(D) razão.
5) Todo conhecimento é resultado da ação do homem no tempo. Assim, dependendo da situação, ele pode
ser superado (por novas descobertas) ou até mesmo aprimorado. O geocentrismo, modelo de ciência
embasado em Ptolomeu e Aristóteles foi substituído pelo Heliocentrismo, modelo de Copérnico e Galileu,
após vários séculos de erro.
O exemplo citado acima nos permite dizer que todo conhecimento é
(A) falho.
(B) precipitado.
(C) histórico.
(D) genérico.
6) Toda ideologia é uma construção parcial da realidade Por isso, ao adotar uma posição ideológica devemos
ter sempre cuidado. Isso se explica porque:
(A) toda ideologia abrange a totalidade do real.
(B) toda ideologia é fruto de um amplo debate científico.
(C) toda ideologia só pode dar conta de representar um aspecto da realidade.
(D) toda ideologia é a expressão máxima da verdade de cada um.
7) Na filosofia, quando nos referimos ao objeto do conhecimento, na verdade estamos nos referindo:
(A) a relação do sujeito com o objeto em sua totalidade.
(B) a nossa consciência, nossa mente.
(C) a realidade, ao mundo e aos fenômenos.
(D) a vontade como representação de mundo.
8)"Após ter examinado cuidadosamente todas as coisas, cumpre enfim concluir e ter por constante que esta
proposição, eu sou, eu existo, é necessariamente verdadeira todas as vezes que a enuncio ou que a concebo
em meu espírito." (DESCARTES. R. Meditações. São Paulo: Abril cultural, 1979)
A proposição "eu sou, eu existo" corresponde a um dos momentos mais importantes na ruptura da
filosofia do século XVII com os padrões da reflexão medieval, por
(A) estabelecer o ceticismo como opção legítima.
(B) inaugurar a posição teórica conhecida como empirismo.
(C) estabelecer um princípio indubitável para o conhecimento.
(D) utilizar silogismos linguísticos como prova ontológica.
ME AJUDEM POR FAVOR!! NÃO ENTENDI MUITO NÃO
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Resposta:
7) Na filosofia, quando nos referimos ao objeto do conhecimento, na verdade estamos nos referindo:
(A) a relação do sujeito com o objeto em sua totalidade.
(B) a nossa consciência, nossa mente.
(C) a realidade, ao mundo e aos fenômenos.
(D) a vontade como representação de mundo.
karoline202066:
e a resposta?
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