1 O que você vê nas imagens 1, 2, e 3?
2 Observe os aspectos semânticos e discursivos na tirinha
(Figura 3) e analise se há interação entre eles.
3O que mais lhe chamou atenção?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Tipos de linguagens
2) Não ha interação, a garotinha está de costa para o cachorro no primeiro quadrinho, já no segundo o cachorro está de costa, indicando que não ouve interação, entre os dois.
3) O modo como cachorro respondeu a garotinha.
1 - Analisando a tirinha e seu diálogo, observamos os diferentes tipos de linguagem, sendo utilizadas a partir de um caráter literário, fazendo uso da ironia, da reflexão e do alívio cômico.
Como notamos os tipos de linguagem?
Temos a linguagem não verbal, que geralmente busca uma percepção direta sobre os detalhes da imagem apresentada, como por exemplo: Charge, Quadrinho sem fala, etc.
A linguagem e texto verbal, sendo aquela a mais tradicional, onde a leitura é crucial para o processo.
E as obras literárias como um todo, onde o desenvolvimento da noção analítica deve ser mais crítica, visto que os autores sempre usam termos rebuscados e na maioria das vezes de época para a construção dos textos.
Mais sobre as unidades textuais:
https://brainly.com.br/tarefa/7508846
2 - Dentre os aspectos do texto, podemos citar a posição da garotinha com o cachorro, o que indica que não existiu uma interação entre ambos, porém, cada um dos personagens teve seu diálogo apresentado.
Como vemos a linguagem da charge?
A partir da ironia enquanto figura de linguagem:
Podemos entender base da charge como uma figura de linguagem que diz o contrário ao que o indivíduo pensa na verdade, podemos citar alguns exemplos no texto onde temos: "Um cachorro" não o cachorro..."
Sobre o uso da metáfora:
brainly.com.br/tarefa/12840652
3) A forma como o cachorro falou com a garotinha chamou a atenção. Ele não foi mal educado, mas fez uso de um ironia para ressaltar o respeito que a garota deveria ter com ele, já que segundo o mesmo, ele não é "qualquer cachorro".
Vemos um retórica na charge?
Sim. Aqui, a figura de retórica, acaba possibilitando que as palavras ditas pela garota, gerassem uma vontade do cachorro de se afirmar, não falando com ela diretamente, mas dando sentido a sua vontade.
Lembrando que essa é uma charge e cachorros não falam.
Mais sobre os gêneros textuais:
brainly.com.br/tarefa/23251947
#SPJ3