1- O QUE VOCÊ SABE SOBRE OS INDÍGENAS QUE VIVEM NO ESTADO DO PARANÁ, BEM COMO
SEUS USOS, COSTUMES?
me ajuda pfvr :)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os povos indígenas do Paraná eram pertencentes a duas grandes áreas culturais: a da floresta tropical e a marginal. No primeiro grupo está a grande família tupi-guarani, com a numerosidade de suas tribos e no segundo a grande maioria da família jê.
De acordo com Curt Nimuendaju, as mais importantes tribos que pertencem às áreas culturais, assim se distribuíam em território paranaense: os tupis eram predominantes no litoral e a nordeste e oeste do estado. Foram estes índios os primeiros a contatar com os portugueses.
Entre os macro-jê mereceram destaque os caingangues e xoclengues (botocudos). Esta área cultural não teve chegada ao fato de que os etnógrafos do Paraná estudassem bem, o que esvazia um pequeno espaço a preencher no trabalho de estudar a pré-história paranaense. O estudo dos indígenas tem grande complicação, porque os autóctones corriam frequentemente pelo sertão, o que torna grandemente difícil o fato de localizar uma tribo, e mesmo a causar confusão com as tribos entre si.
Resposta:
No Estado do Paraná existem atualmente três etnias indígenas: Guarani, Kaingang e Xetá. A grande maioria vive nas 17 terras indígenas demarcadas pelo governo federal, onde recebe assistência médica, odontológica e educação diferenciada bilíngue.
A economia dessas comunidades indígenas baseia-se na produção de roças de subsistência, pomares, criação de galinhas e porcos. Para complementar a renda familiar, produzem e vendem artesanato como cestos, balaios, arcos e flechas.
Professores índios alfabetizam as crianças na língua Guarani ou Kaingang, o que tem contribuído para a valorização dos conhecimentos tradicionais e a consequente preservação da identidade cultural.
Na culinária, além do consumo da erva-mate fria ou quente, adotamos o costume de preparar alimentos com mandioca, milho e pinhão, como o mingau, a pamonha e a paçoca.
No vocabulário é frequente o uso de palavras de origem Guarani para designar nomes de espécies nativas de frutas, vegetais e animais.