1- o que você sabe sobre a Semana de Arte Moderna. 2- Em que época aconteceu? 3- Qual o contexto histórico-social? 4- Comforme os estududos, quais os principais artistas que participaram da Seman de Arte Moderna. 5- O que se esperava e qual a importância do evento? 6- Em sua opinião, quais os aspecto fundamentais fa semana de 22? 7- Você concorda que a semana de 22 contribuiu para a arte no Btasil? comente.
Soluções para a tarefa
A Semana de Arte Moderna foi uma exposição artística-cultural que ocorreu em São Paulo, do período de 13 a 18 de fevereiro de 1922. O Brasil completava o centenário de sua independência e esse movimento tinha como objetivo valorizar a identidade cultural própria do Brasil.
Participaram artistas plásticos, pintores, escritores e representantes de várias áreas, como Mário de Andrade e Di Cavalcanti. Esse evento marcou uma grande transformação da arte brasileira, que deixou o formalismo e parnasianismo das artes do século XIX.
Alguns aspectos fundamentais desse evento foi a criação e representação da identidade brasileira, com a diversidade cultural, ruptura com o formalismo e tradicionalismo e influência das vanguardas europeias.
Com a Semana de Arte Moderna, uma nova fase da arte brasileira foi inaugurada.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Arte: Semana de Arte Moderna
1 - A semana de Arte Moderna pode ser definida como sendo foi uma manifestação artístico-cultural que ocorreu em em São Paulo entre os dias 13 a 18 de fevereiro de 1922.
A semana de Arte Moderna tinha como objetivo renovar o ambiente artístico e cultural da cidade de São Paulo, visando gerar a construção de uma linguagem nacional inspirada nas vanguardas europeias.
A semana de Arte Moderna também ficou conhecida como Semana de 22, devido a ter ocorrido no ano de 1922, no Teatro Municipal da cidade de São Paulo.
2 - A semana de Arte Moderna ou Semana de 22 aconteceu entre os dias 13 a 18 de fevereiro de 1922.
Os principais articuladores da Semana de Arte Moderna foram:
- Di Cavalcanti;
- Mário de Andrade;
- Oswald.
A Semana de 22 foi também uma forma de protesto pelo fato de visar o rompimento dos laços com Portugal por meio de uma revolução estética e tentando também valorizar a identidade nacional.
Devido a época desse evento artístico teve-se forte influência de várias contextos, como: revolução industrial, cinema, avião, fotografia e etc.
3 - O contexto histórico-social é a República Velha, em que elas eram controladas pelas oligarquias cafeeiras e pela política do café com leite.
Em sua grande totalidade, tem-se que os artistas da Semana de 22 eram descendentes dessa oligarquia, esse fato gerou maior facilidade em realizar esse evento, que inclusive teve apoio do governador de São Paulo da época.
A Semana de Arte Moderna é considerada como o marco do Modernismo no Brasil, visto que foi um evento de grandes proporções que ocorreu no Brasil no século XX.
4 - Dentre os principais artistas que participaram da Semana de Arte Moderna, pode-se citar:
- Anita Malfatti (1889-1964);
- Mário de Andrade (1893-1945);
- Oswald de Andrade (1890-1954);
- Graça Aranha (1868-1931);
- Victor Brecheret (1894-1955);
- Plínio Salgado (1895-1975);
- Menotti Del Picchia (1892-1988);
- Guilherme de Almeida (1890-1969);
- Heitor Villa-Lobos (1887-1959);
- Di Cavalcanti (1897-1976).
Esses artistas forma responsáveis por revolucionar a arte moderna no Brasil, o que foi um grande marco do Modernismo na história do Brasil.
5 - Por meio da realização da Semana da Arte Moderna esperava-se que pudesse construir uma linguagem nacional inspirada nas vanguardas europeias.
Como resultado da Semana de 22 teve-se uma grande revolução na cultura nacional, o que influenciou várias áreas das artes, como:
- pintura;
- escultura;
- poesia;
- literatura;
- música.
A semana de Arte Moderna foi responsável também por mobilizar em massa vários artistas modernistas do Brasil, gerando assim um grande marco do modernismo para a história do Brasil.
6 - Dentre os principais aspectos fundamentais da semana de Arte Moderna, pode-se citar:
- contexto histórico da República Velha;
- revolução na cultura nacional;
- reunião da grande massa de artistas modernistas;
- construção de uma cultura essencialmente nacional;
- Ausência de formalismo;
- Ruptura com academicismo e tradicionalismo;
- Crítica ao modelo parnasiano;
- Influência das vanguardas artísticas europeias, como: dadaísmo.
A semana de 22 gerou uma grande conscientização artística, o que gerou várias mudanças em vários estilos de artes, como: música, cinema e etc.
7 - Sim, a semana de 22 contribuiu para a arte no Brasil, visto que trata-se de um marco do movimento modernista no Brasil.
O sucesso desse evento foi tão grande que conseguiu gerar a união vários artistas modernistas, além de que esse evento contou com o apoio do governador de São Paulo da época.
A semana de Arte Moderna contribuiu de forma bastante evidente também para a construção de uma linguagem nacional inspirada nas vanguardas europeias.
Em síntese, o principal legado da Semana de 22 foi o desprendimento da a arte brasileira da reprodução de padrões europeus.
Saiba mais sobre Semana de arte Moderna em:
https://brainly.com.br/tarefa/6871702
https://brainly.com.br/tarefa/28396624
https://brainly.com.br/tarefa/18487993
https://brainly.com.br/tarefa/20622115
https://brainly.com.br/tarefa/20529252
https://brainly.com.br/tarefa/7842532
https://brainly.com.br/tarefa/7365274
Bons estudos!