História, perguntado por Usuário anônimo, 4 meses atrás

1 - O que você sabe sobre a Doutrina Islâmica e suas principais características?​


2- Quais as fases da expansão muçulmana em qual etapa seus povos atingiram península ibérica?


3 -Nossa muçulmana na península?

Soluções para a tarefa

Respondido por ailtonlm1980
16

Resposta 1...

Islamismo ou Islã é uma doutrina do monoteísmo embasada pelos ensinamentos do Alcorão, livro sagrado com as revelações de Alá (Deus). Criada pelo profeta Maomé, a religião prega a crença nos anjos e no fatalismo, isto é, no dia do julgamento final...

Resposta 2 ...

As fases da expansão muçulmana na Península Ibérica podem ser fragmentadas em três:

Resposta 3...

Cultura, Filosofia e Ciência Muçulmanas na Península Ibérica. A partir do século VIII (711) os Muçulmanos - árabes e berberes do Norte de África - estabeleceram-se na Península Ibérica e, inevitavelmente, exerceram uma influência cultural importantíssima que iria ter reflexos durante um longo período...

Primeiro período: 711 a 756.

Segundo período: 756 a 1031.

Terceiro período: 1031 a 1492.

Respondido por martinkoliveira
6

1) A Doutrina Islâmica ou Islamismo é um movimento religioso de caráter monoteísta e civilizacional, e possui esse nome pois refere-se à obediência a Alá, o Deus e o Criador de acordo com a religião, visto que "islã" é o mesmo que rendição ou submissão.

Os principais fundamentos da religião estão disponíveis no Alcorão, considerado o seu livro sagrado. Os adeptos da religião islâmica são chamados de muçulmanos.

2) As fases da expansão muçulmana na Península Ibérica podem ser fragmentadas em três:

  • Primeiro período: 711 a 756
  • Segundo período: 756 a 1031
  • Terceiro período: 1031 a 1492

A invasão muçulmana na Península Ibérica se deu através de invasões populacionais e militares nos primeiros anos do primeiro período, mais ou menos entre 711 a 713.

Quem comandou as invasões foi o general Tárique, que conduzia as tropas a penetrar na Península Ibérica através do estreito de Gibraltar. Foram essas tropas que derrotaram o último rei dos Visigodos, e concretizaram assim o fim do Reino Visigótico. Nessa primeira fase, ainda foi estabelecido um emirado dependente do Califado de Damasco.

No ano de 756, esse emirado conseguiu se tornar independente, iniciando assim o segundo período. A partir daí, Córdova foi estabelecida como a capital, e foi nesse período que foi fundado o Califado de Córdova.

Por último, o terceiro período é iniciado pela hegemonia da família do primeiro-ministro Almançor, conhecido como "o vitorioso". Essa hegemonia se deu pela ambição dos generais no poder.

Nesse período, o Califado de Córdova foi abolido, sendo substituído por uma República. A partir daí, se estabeleceram as talifas, que eram estados que possuíam autonomia e eram inimigos uns dos outros. Justamente por esses períodos conflituosos, a Reconquista por parte dos cristãos se iniciou, estabelecendo o fim do terceiro e último período da expansão muçulmana na Península Ibérica.

Veja mais sobre os muçulmanos na Península Ibérica em:

https://brainly.com.br/tarefa/9324081

Anexos:
Perguntas interessantes