Biologia, perguntado por renatinha221, 1 ano atrás

1. o que você entende por evolução ?
2.estabeleça a diferença entre criacionismo e evolucionismo .quais seus defensores.
3.explique as povos anatômicos e paleontológicos da evolução.
4.o que são órgãos homólogos e análogos ? cite exemplos
5.explique as duas leis propostas por Lamarck.
6.como Darwin explicou o pescoço longo das girafas.

Soluções para a tarefa

Respondido por stefanytete
1
1- evolução significa mudança ao longo do tempo, não importando se é ou não uma mudança benéfica ou maléfica.

2- Criacionismo ⇒ A teoria explica que Deus criou o universo e todas as coisas viventes nele. Tudo o que se tem no planeta, na vida e no universo foi criado por um ser superior.  Um dos defensores=Adnan Oktar
 Evolucionismo⇒ A teoria explica que os seres passaram por mudanças e estas foram passadas hereditariamente. A modificação das características internas e externas são seus argumentos. Evolucionistas: Jean-Baptiste de Lamarck, Charles Darwin, Alfred Russel Wallace 

3- provas anatômicas podem ser observadas por meio de características internas e externas próximas, como o material genético e a funcionalidade de certos órgãos. Já as paleontológicas são estudadas a partir dos fósseis principalmente.

4- Orgãos homólogos são aqueles que apresentam a mesma origem embrionaria, em dois seres de espécies diferentes, e podem apresentar ou não funções iguais nesses seres.
Orgãos análogos são aqueles que não possuem origem embrionária igual, em seres de espécies diferentes, mas que apresentam funções iguais.

5- Lamark propôs duas leis. A do uso e desuso e herança dos caracteres adquiridos.
A do uso e desuso basicamente diz que de tanto usar ou não um órgão no corpo, as habilidades desse orgão se expandiriam ou atrofiariam. Ex= um peixe que vive nas profundezas do alto mar ficou sego por não precisar usar a visão. Ou um coelho desenvolveu uma habilidade grande nos ouvidos por usar muitos os mesmo.
Já a herança dos caracteres adquiridos diz que um ser, se sofrer modificação no seu corpo durante a vida, ele vai passar essa modificação para seus descendentes. Ex= se um cachorro perde o rabo, os filhos desse cachorro irão nascer sem rabo.

¨6- Darwin observou que algumas girafas conseguiam pegar as folhas( seus alimentos) com o pescoço longo que tinha. Percebeu também, que algumas outras girafas estavam morrendo de fome por não conseguir alcançar as folhas, já que seu pescoço era pequeno. Logo, as gerações de pescoços longos passaram as ser predominantes, já que o meio as selecionou para conseguir viver naquele ambiente. As girafas de pescoço longo conseguiam se alimentar e como consequência, viver. Foi uma seleção do meio.
Perguntas interessantes