História, perguntado por nicollasclaytonnogue, 6 meses atrás

1- o que todas essas revoltas tem em comum?
2- o que for a instabilidade do período regencial​


MatheusAssef: Que assunto você está estudando??
cleoprata1jullia: qual assunto vc ta estudando
cleoprata1jullia: ga
nicollasclaytonnogue: história!
cleoprata1jullia: fala aqui! pra nois tentar te ajudar
nicollasclaytonnogue: é um texto com 5 pág eu não consigo enviar todas!
MatheusAssef: caramba
MatheusAssef: vamos tentar te ajudar ok?
MatheusAssef: diz pelo oumenos o título desse texto, nos conte oque ele conta etc
MatheusAssef: Ja sei voce está estudando o Período regencial

Soluções para a tarefa

Respondido por Filipe8931
0

O Período Regencial é como conhecemos o período intermediário que existiu entre o Primeiro e o Segundo Reinado. Estendeu-se de 1831 a 1840 e foi iniciado após o imperador D. Pedro I ter abdicado do trono em favor de seu filho no ano de 1831. Foi encerrado em 1840 com o que ficou conhecido como Golpe da Maioridade, que garantiu a coroação de D. Pedro II como imperador do Brasil.

Contexto histórico

O Período Regencial resultou diretamente da maneira como terminou o Primeiro Reinado (época em que o Brasil foi governado por D. Pedro I). O Primeiro Reinado ficou marcado pelo autoritarismo do imperador e pelos crescentes confrontos entre brasileiros e portugueses. As tensões e as pressões existentes fizeram o imperador abdicar do trono brasileiro em abril de 1831.

Quando D. Pedro I abdicou do trono, o sucessor naturalmente era seu filho, Pedro de Alcântara. Todavia, o príncipe do Brasil possuía apenas cinco anos e, por lei, não poderia ser coroado imperador do Brasil até que completasse a maioridade, que só seria alcançada quando obtivesse 18 anos.

Assim, a saída legal existente e que constava na Constituição de 1824 era a de fazer um período de transição em que o país seria governado por regentes. Esse período deveria ter acontecido até 1844, quando Pedro de Alcântara completaria 18 anos, mas seu fim foi antecipado para 1840 por meio de um golpe parlamentar.

Perguntas interessantes