1 - O que significa o slogan "cinquenta anos em cinco" usado na campanha de Juscelino Kubitschek para
presidência do Brasil? Ele conseguiu cumprir suas promessas depois de eleito?
R=
2 - O que era a Sudene, quando foi criada e qual o seu principal objetivo?
R=
3 - Como foi a campanha de Jânio Quadros para a presidência da República? Qual era o símbolo da sua
campanha?
R=
4 - Cite as principais medidas adotadas por Jânio Quadros durante seu governo como presidente do Brasil.
R=
5 - Como foi o processo de transição do governo após a renúncia de Jânio Quadros? O que foi preciso fazer para
que o vice, João Goulart, assumisse o governo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)
Cinquenta anos em cinco, foi marca do desenvolvimentismo, já que o ideal era trazer ao Brasil o desenvolvimento econômico e social.
Após ter assumido a presidência da República, JK efetivou o Plano de Metas, além disso, foi no Governo JK que Brasília foi construída para ser a nova capital do país.
2)
A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, criada pela Lei no 3.692, de 15 de dezembro de 1959, foi uma forma de intervenção do Estado no Nordeste, com o objetivo de promover e coordenar o desenvolvimento da região.
3)
Jânio Quadros foi eleito presidente do Brasil em 1960 e assumiu seu cargo em janeiro de 1961. O governo de Jânio foi um período turbulento, caracterizado por tomada de medidas confusas e impopulares. Após pouco mais de seis meses no cargo, encontrava-se isolado e em uma jogada política desastrosa, fatos que o levaram a renunciar à presidência do Brasil.
Seu símbolo era uma vassoura.
4)
Jânio Quadros antes de tomar posse da presidência havia prometido varrer a corrupção da política e acabar com a inflação e as dívidas deixadas após o governo de Jk, mas tomou medidas contraditórias como: Deu apoio político aqueles que criticava, congelou salários, restrigiu créditos, desvalorizou a moeda nacional( o cruzeiro ).
Proibiu o uso de biquínis, brigas de gelo e lança perfumes.
5)