1- O que significa dizer que a membrana plasmática tem permeabilidade seletiva?
2- Segundo o modelo do mosaico fluido como é a estruturação da membrana plasmática?
3- O glicocálice é formado por uma camada frouxa de glicidios, associados aos lipidios e às proteinas
da membrana. Quais as funções do glicocálice? Na célula de quais organismos eles são encontrados?
4- O que é a parede celular? Nas células de quais organismos podemos encontrá-la?
5- Como é a parede celular dos vegetais? Como ela evolui ao longo do desenvolvimento da célula?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-Isso significa que a membrana age como uma espécie de “peneira”, escolhendo pequenas substâncias e dificultando a passagem de substâncias maiores.
2-as membranas são formadas por uma dupla camada lipídica e proteínas. Toda célula é envolta por uma membrana fina que só pode ser visualizada por meio de microscópio eletrônico
3-O glicocálix está presente nas células animais e desempenha diversas funções, tais como: Reconhecimento celular: permite que as células se identifiquem mutuamente e se unam umas às outras para formar os tecidos, bem como rejeitando células diferentes.
4-A parede celular é uma camada muito resistente, flexível e ocasionalmente rígida. Está presente em células vegetais, bactérias e fungos. ... A parede celular envolve a membrana celular e fornece à célula suporte estrutural e proteção.
5-Já as bactérias e cianobactérias apresentam parede celular formada por peptídoglicano (açúcares ligados a aminoácidos). Sua formação nas células vegetais tem início com a deposição de uma fina camada elástica de celulose primária, permitindo nesse estágio o crescimento da célula.
Resposta:
1-A permeabilidade seletiva é uma propriedade da membrana plasmática que consiste em controlar a entrada e saída de substâncias da célula. Através da permeabilidade seletiva, a membrana plasmática seleciona as substâncias que devem entrar e sair da célula. Significa fizer que ela controla a entrada e a saída de substâncias.
2-Segundo o modelo do mosaico fluído, as membranas são formadas por uma dupla camada lipídica e proteínas. A membrana plasmática apresenta constituição lipoproteica (formada por lipídios e proteínas) e, quando vista em microscópio eletrônico, apresenta duas camadas escuras com uma camada clara entre elas.
3-O glicocálice ou glicocálix é formado por uma camada frouxa de glicídios, associados a lipídios e às proteínas de membrana. É encontrado nas células animais e de muitos protistas. 02. Em algumas bactérias, além da parede celular, ocorre outro envoltório chamado de cápsula.
Outra função extremamente importante do glicocálice é o reconhecimento entre células e a adesão celular, que permite que as células unam-se umas às outras e também a outras moléculas. Dentre as glicoproteínas presentes no glicocálice que ajudam na união das células, destacam-se a fibronectina, vinculina e laminina.
4-A parede celular é uma estrutura localizada externamente, envolvendo a membrana plasmática, e está presente em células vegetais, organismos procariotos e alguns eucariotos, como os fungos.
5-A parede celular das células vegetais encontra-se externamente à membrana plasmática e é composta principalmente por celulose, hemicelulose e pectina. A celulose, que é formada exclusivamente por ligações de moléculas de glicose, é o principal componente das paredes celulares e é responsável por garantir sua arquitetura. Sua composição varia conforme o hábito de cada organismo perante os processos evolutivos e adaptativos. Sua formação nas células vegetais tem início com a deposição de uma fina camada elástica de celulose primária, permitindo nesse estágio o crescimento da célula.
Espero ter ajudado.
Bons estudos!