1. O que significa afirmar que Deus é um Ser ilimitado? 2. É correto afirmar que o ser humano é um ser transcendente por excelência? Justifique a sua resposta. 3. Qual dos atributos divinos confere à Deus a ideia de uma inteligência ordenadora do universo? 4. Explique o que você entendeu por: "Deus está em tudo, mas nem tudo é Deus". 5. Você conhece algum fato concreto em que uma pessoa tenha superado suas próprias limitações? Relate o fato e com quem aconteceu?
Soluções para a tarefa
Questão 1
O grande limite de Deus é ele mesmo. Nada externo a Deus, em hipótese alguma, o limita, ou determina sua ação; mas Deus pode ser limitado pela sua própria natureza, ou mais especificamente, por seu caráter.
A soberania de Deus não é limitada por nada, a não ser por Ele mesmo, e jamais viola seu amor e santidade. Em outras palavras, cada atributo de Deus serve de regulador para sua atuação. O fato d’Ele ter o poder de fazer tudo, não quer dizer que o fará, pois determinadas ações podem violar Sua santidade, Sua sabedoria e Sua justiça. Dessa forma, podemos entender que o Deus aparentemente ilimitado, pode se limitar em Suas ações, não pela vontade e desejo humano, mas por si mesmo.
Questão 2
O homem é um ser conscientemente transcendente, porque sua presença transcende seu corpo, está além do aqui e do agora, sendo capaz de projetar e viver o futuro ou reviver o passado. O homem não apenas reage ao momento, ele antecipa e cria o futuro, ele transcende seu estado, buscando seu Ser.
A transcendência é inerente à Vida, porque o ser vivo está em constante interação com o meio, a luz solar, os minerais, o ar etc., que em determinado momento (quântico) passam a integrar o organismo vivo, transformando-se em vida.
Mas ao contrário dos animais, a humanidade tem a compreensão do tempo, do passado e, especialmente, do futuro. Essa consciência temporal, e de eternidade, permite que a morte física seja superada, e tal é um fato, porque, mesmo para aqueles que negam a ressurreição, a presença de Jesus em nossa cultura e nossa civilização é incontestável, ele transcendeu seu corpo e seu tempo de vida. Não só ele, porque outros grandes seres humanos transcenderam seu tempo, e vivemos a soma das realizações dessas pessoas, cujas vidas geraram efeitos para além de seus corpos, seus tempos e seus espaços de convivência.
Questão 3
Se considerarmos a ordem existente no universo, desde os componentes microscópicos existentes até os gigantescos astros do firmamento; a harmonia, a atividade e relação entre eles, facilmente chegamos à seguinte conclusão: houve uma inteligência que criou e ordenou tudo isso; caso contrário, seria absurdo dizer que isso é fruto do acaso.
A inteligência que ordena o universo tem de ser diferente dos seres da natureza, porque os minerais e vegetais são desprovidos da ciência das coisas e os animais não possuem intelecto. Deve ser, também, diferente da inteligência humana, que, apesar de perceber e explicar a ordem que existe, não a cria. Tem que ser, pois, a suma inteligência, dado que a ordem do universo supõe um ser que possua a ciência de todos os seres e suas propriedades.
Questão 4
Deus é Onipresente, ou seja, está presente em todos os lugares ao mesmo tempo, mas segundo a nossa concepção monoteísta, não pode ser confundido com todas as coisas, já que Deus é um Ser Único e indivisível, ou seja não pode ser dividido e confundido com as coisas criadas.
Além disso, Deus é onisciente e onipotente. Deus não precisa de outros seres; Deus não possui necessidades, Deus basta por si mesmo.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/7644306
1 - Observar Deus como um ser ilimitado é notar que diferentes acontecimentos ao redor do mundo acontecem essas situações são resolvidas conforme sua vontade, deus desejos, que são maiores do que a nossa capacidade humana pode analisar.
Como entendemos o papel de Deus no conhecimento religioso?
Para o Conhecimento teológico, a ideia do poder de Deus é ilimitada, ele é considerado onipotente, onisciente e onipresente. Esse conhecimento parte do pressuposto que uma religião existe, ou seja, temos como exemplo o cristianismo, que possui seus livros e fundamentações teóricas utilizados para o exercício do conhecimento e da fé.
Mais sobre a ideia de ciência:
https://brainly.com.br/tarefa/13256937
2 - Sim. Por ser um homem transcendente, o homem possui uma presença potente que é capaz de projetar um futuro, vive-lo em tempo presente, porém, ele não estará aqui pra sempre, sendo essa transcendência, como parte de sua missão, (segundo o conhecimento espiritual) buscando um ser, atuando de forma trascendente.
Como o indivíduo enxerga essa transcendência?
A partir da compreensão do tempo, considerando passado e futuro, sendo um organismo vivo, e que quando acredita na ressureição, se mantém em um estado de transformação para um futuro em outra vida, com outras questões, visando diminuir o carma presente em nossos erros diários.
Mais sobre religiões politeístas:
https://brainly.com.br/tarefa/22506918
3 - Deus por ser uma existência superior em energia, o universo está presente, sendo criado a partir do firmamento, ou seja, da atividade e relação entre os corpos presentes, desde em sua síntese microscópica e a macroscópica, onde os animais não possuem intelecto, e são diferentes das existências em uma ordem única, livres em sua essência.
Como a cultura religiosa nota esse fator?
Atuando como a cultura religiosa, tendo como pilar um Deus, e, assim a partir de suas doutrinas, ela não pretende esclarecer o mistério do homem e sim, quer aprofundar e confirmar esse mistério.
Mais sobre o Xamanismo:
https://brainly.com.br/tarefa/25089081
4 - Deus, não foi comprovado pela ciência, mas por crenças e filosóficos, é uma ''energia'' onipresente, onisciente e onipotente, no qual designa a nós, seres humanos, em o ser único do mundo, cujo o mesmo mandou em seu lugar Jesus, para que pudesse transformar vida, realizar milagres, pertencer ao povo em que manifestou, ou seja Deus ninguém sabe quem é, ou de onde veio, é um símbolo onde muitas pessoas acreditam.
A figura de Deus está presente no nosso dia a dia
A partir dos lugares que nos conectamos, da forma como temos experiências renovadoras com o saber e principalmente, com a energia que nos ronda.
Mais sobre as diferentes religiões:
https://brainly.com.br/tarefa/10110193
5 - Sim, tenho. Um colega próximo, viveu uma experiência onde após um acidente de moto ele teve uma batida e perdeu parte da memória. Após semanas internado, foi dado o diagnóstico e ele não iria recuperar em curto prazo as memórias perdidas, além de machucar seu braço esquerdo, de uma forma que ele não conseguiria ter o movimento completo.
Esse relato afetou profundamente sua visão sobre Deus
A partir desse momento, sua família o levou na igreja e a partir do acolhimento dos membros e dos amigos mais próximos que não necessariamente eram da igreja, ele passou a fazer exercícios para trazer essas memórias, superando com fisioterapia seus limites e voltando a ser como era antes.
Mais sobre o corpo religioso:
https://brainly.com.br/tarefa/7644306
#SPJ3