Geografia, perguntado por barbarapop28233, 4 meses atrás

1. O que se entende por “paisagem”?
2. Por que a Europa pode não ser necessariamente um continente?
3. Cite alguns nomes de ilhas, mares e penínsulas da Europa. O que é uma península?
4. Observando-se o “mapa” atrás do professor, quais são os 5 tipos climáticos da Europa?
5. Quais os 2 principais grupos climáticos do continente europeu? Caracterize cada um deles.
6. Qual a importância da Corrente do Golfo para o clima europeu?
7. Quais as características da Vegetação Temperada?
8. O que é amplitude térmica?
9. Qual a importância das estepes para a economia?
10. Como se caracteriza o clima mediterrâneo? Quais suas formações vegetais?
11. Qual o nome da linha imaginária que passa no extremo Norte de continente europeu?
12. Caracterize a taiga ou floresta de coníferas.
13. Qual a relação existente entre altitude e temperatura?
14. Quais as principais características da tundra?
15. O que é o Permafrost? Qual sua importância? Qual a consequência do degelo do permafrost?
.
AJUDAAAA! ​

Soluções para a tarefa

Respondido por lustosaluciana44
3

1-Paisagem é uma categoria de análise da Geografia que nos auxilia no estudo e compreensão do espaço a partir de um recorte específico. Ela é definida como tudo aquilo que nós podemos identificar e interpretar por meio dos nossos sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar) em um determinado lugar.

2- Porque a definição de um continente é uma grande massa de terra cercada por água. A Europa não é considerada um continente porque está ligada à Ásia. Se houvesse alguma divisa natural ou artificial feita de água separando os dois, aí sim a Europa seria um continente.

3-Suas principais penínsulas são a Escandinava (Suécia e Noruega), Península Hispânica ou Ibérica (Andorra, Espanha, Gibraltar e Portugal), Itálica (Itália, São Marinho e Vaticano), Balcânica (Albânia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Croácia, Grécia, Eslovénia, Macedônia, Kosovo, Sérvia, e Romênia). As penínsulas são áreas cercadas de água por todos os lados, exceto por um, que se liga ao continente ou outra região de maior extensão.

4-A Europa apresenta ao total sete tipos climáticos, que podem ser identificados como os seguintes: Temperado oceânico, na qual observa-se grande quantidade de chuvas;

Temperado continental, que é caracterizado pela presença de verões breves, bem como invernos que são muito mais extensos além de muito rigorosos.

Mas há ainda os seguintes tipos climáticos: Mediterrâneo, subpolar ou ainda, o de montanhas.

5-Temperado oceânico: elevado índice pluviométrico, especialmente na primavera e no inverno, e temperaturas amenas.

Temperado continental: localizado no centro e leste da Europa, as chuvas tem menos incidência que no temperado oceânico e amplitudes térmicas mais elevadas.

6-A corrente do Golfo interfere no clima do continente europeu, sendo empurrada pelos movimentos dos ventos em direção ao norte da Europa. Assim, ela aquece a porção da Europa ocidental (Noruega, Irlanda, Grã-Bretanha) e evita, dessa maneira, o congelamento de determinadas áreas.

7-As florestas temperadas apresentam clima temperado, com as quatro estações do ano bem definidas. O verão é quente e úmido, enquanto o inverno é frio e pode apresentar neve. Os índices de chuva variam de 75 a 100 centímetros ao ano.

8-A amplitude térmica é uma expressão utilizada para indicar a diferença entre a temperatura máxima e mínima registradas em um mesmo lugar durante certo período. Ela pode ser diária, mensal ou anual. É um conceito frequentemente utilizado para comparar diferentes tipos de clima.

9-No geral, os estepes apresentam solos férteis (ricos em húmus), o que leva a ser utilizado para as plantações (cultivo agrícola), além da criação de gado.

10-Clima mediterrâneo – vegetação mediterrânea

É caracterizado por verões quentes e secos e por invernos brandos e úmidos. A vegetação predominante é arbustiva, como as oliveiras.

11-Círculo Polar Ártico: localizado no extremo norte do mundo (polo norte), os países que estão acima dessa linha apresentam clima subártico.

12-A taiga, também conhecida como floresta boreal ou floresta de coníferas, é o tipo de vegetação predominante das regiões localizadas em elevadas latitudes, cujo clima típico é o continental frio e polar, com baixas temperaturas, verão curto, inverno longo e intensas precipitações em forma de neve.

13-Aquelas regiões com maior altitude, por outro lado, sofrem menos com a pressão atmosférica, tornando-se mais frias. Desse modo, é possível estabelecer a seguinte relação: quanto maior a altitude, menor a temperatura; quanto menor a altitude, maior a temperatura.

14-A Tundra é marcada pela ausência de árvores, com vegetação rasteira e espaçada, graças às condições oferecidas pelo clima polar. ... Por conseguinte, a vegetação da Tundra é marcada pela presença de pequenos vegetais espaçados entre si, com predominância para arbustos, ervas, líquens e musgos.

15-Especialmente nas montanhas, o permafrost é responsável pela estabilizar as encostas. Quando ocorre o descongelamento, o terreno fica mais predisposto à erosão, podendo provocar deslizamentos e avalanches. Além disso, também pode aumentar a probabilidade de inundações e rompimento de lagos de origem glacial.


lustosaluciana44: pode colocar como melhor resposta? (๑•﹏•)
Perguntas interessantes