1- o que se comemora no carnaval?
2- Quem trouxe o carnaval para o Brasil, e em que ano?
3- como se chamava o carnaval em Portugal?
5- Quando e aonde surgiu o frevo, e de que forma?
6- citem cinco nomes de passos da dança do frevo?
7- quem são os quilombos?
8- citem os ritmos tradicionais no carnaval dos estados abaixo:
- Rio de janeiro:
- Pernambuco
- Bahia
9- quem criou o trio elétrico?
10- O carnaval contribuem para o desenvolvimento cultural e econômica de que forma?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- Derivado de “Carne Vale”, o termo Carnaval quer dizer “Adeus à carne”, em referência ao período de 40 dias antes da Páscoa, em que que as pessoas deveriam se abster do consumo de carne, bebidas alcoólicas e outros prazeres mundanos.
2- O Carnaval foi trazido para o Brasil pelos colonizadores portugueses. Os historiadores afirmam que a festividade estabeleceu-se no país entre os séculos XVI e XVII e teve como primeira prática o entrudo. Essa brincadeira fixou-se primeiramente no Rio de Janeiro e era realizada dias antes do início da Quaresma.
3- A tradição do carnaval em Portugal remonta a uma antiga celebração denominada “entrudo”, que antecedia a quaresma. O “entrudo”, que marcava a entrada para os 40 dias de jejum de preparação para a Páscoa, era quando as pessoas festejavam e cometiam os “pecados da carne”, que eram perdoados pela Igreja na quaresma.
5- O frevo surgiu no final do século XIX, no Carnaval, em um momento de transição e efervescência social no Brasil, como uma grande expressão cultural das classes populares.
6- Os passos básicos elementares são: dobradiça, tesoura, locomotiva, ferrolho, parafuso, pontilhado, ponta de pé e calcanhar, Saci-Pererê, abanando, caindo-nas-molas e pernada, este último claramente identificável na capoeira.
7- As comunidades quilombolas são grupos com identidade cultural própria e se formaram por meio de um processo histórico que começou nos tempos da escravidão no Brasil. Elas simbolizam a resistência a diferentes formas de dominação.
8- Rio de Janeiro: São desfiles de ritmos variados — samba, marchinhas, nordestinos — e temáticos, como o Bloco do Sargento Pimenta que toca até músicas dos Beatles em ritmo de samba.
Pernambuco: São inúmeros estilos de dança (e o Brasil é rico nessa diversidade), mas quando se fala em aula de dança popular em Pernambuco, os que mais vamos encontrar: frevo, maracatu, caboclinho, coco de roda, ciranda, cavalo marinho e xaxado, além de dança africana, que tem forte influência nos ritmos brasileiros.
Bahia: O Carnaval de Salvador começa seis dias antes da quarta-feira de cinzas ou numa noite de quinta-feira. Está espalhado por sete circuitos e doze bairros soteropolitanos com apresentações musicais e desfiles de blocos carnavalescos, como também há espaço para bailinhos, música eletrônica, palco do rock.
Baião. Esse é um dos ritmos mais conhecidos da região. O baião é a dança cantada que mistura elementos indígenas, portugueses e africanos. A construção musical é feita por meio de instrumentos como flauta doce, triângulo, viola caipira e sanfona.
9- Criado por Dodô e Osmar Macedo, inovação se consagrou com surgimento da axé music nos anos 1980 em Salvador. Uma gambiarra ligava os dois instrumentos a um gerador de dois quilowatts de um Ford T 1929. Em cima da carroceria, Adolfo do Nascimento, o Dodô, empunhava um violão. Osmar Macedo dedilhava um cavaquinho.
10- O Carnaval é o campeão de vendas entre as principais festas nacionais! Além disso, movimenta o turismo, trazendo turistas de todas as partes do Mundo! O Carnaval não é apenas um bom feriado para viajar e esquecer os problemas, livre do estresse do trabalho e das responsabilidades de nosso cotidiano.
ESPERO TER AJUDADO :)