1-O que são vacinas e qual é o efeito que elas causam em nosso corpo?
2-Qual é o sistema do nosso organismo responsável por responder aos estímulos
provocados pelas vacinas?
3-Quem foram os primeiros cientistas que se envolveram com as pesquisas sobre vacinas?
Quando aconteceram essas pesquisas?
4-No Brasil, de quem é a decisão sobre quais vacinas devem ser produzidas? E quem faz
a distribuição dessas vacinas?
5-Qual é o procedimento no caso de doenças como a gripe, por exemplo, cujo vírus muda
constantemente?
6-Cite as principais etapas necessárias nos estudos para garantir a segurança das vacinas
Soluções para a tarefa
1 - mecanismo de defesa contra tipo de virus e bactérias
2- sistema imunológico , sistema de defesa do corpo contra doenças
3 - Foi em 1798 que o termo “vacina” surgiu pela primeira vez, graças a uma experiência do médico e cientista inglês Edward Jenner. Ele ouviu relatos de que trabalhadores da zona rural não pegavam varíola, pois já haviam tido a varíola bovina, de menor impacto no corpo humano. Ele então introduziu os dois vírus em um garoto de oito anos e percebeu que o rumor tinha de fato uma base científica. A palavra vacina deriva justamente de Variolae vaccinae, nome científico dado à varíola bovina.
4 - anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária- ministério da saude
5- no caso da gripe , a vacinaçao e anual ( ano em ano uma batalha )
6- Primeiramente, são feitas pesquisas em laboratórios para avaliar dezenas de possibilidades de composição da vacina. Posteriormente, são realizados testes em animais para comprovar os dados obtidos. Apenas depois disso é que a vacina começa a ser aplicada em humanos, em um grupo pequeno de indivíduos saudáveis — de 20 a 80 voluntários —, com o objetivo de testar a segurança desse imunizador.
Na segunda fase clínica, o grupo de indivíduos testados aumenta e se torna mais heterogêneo, para obter ainda mais comprovação da segurança e também testar a eficácia da vacina. Apenas na última etapa é que a vacina é testada no público-alvo, em grupo de milhares de pessoas.
Ainda assim, a vacina continua sendo monitorada em busca de reações adversas, uma vez que ela pode gerar respostas imunológicas ainda piores do que a doença no organismo. Naturalmente, todas as etapas de testes clínicos em humanos envolvem também um grupo de controle, que recebe um placebo. Dessa maneira, as pesquisas podem demorar anos para serem concluídas.