1 O que são relações ecológicas harmônicas? Cite dois tipos com os respectivos exemplos.
2 São exemplos de relações ecológicas desarmônicas: canibalismo, predação e parasitismo. Explique
cada uma dessas relações citadas, exemplificando cada caso.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Questão 1- Relações ecológicas harmônicas são aquelas em que as duas espécies envolvidas se beneficiam e nenhuma obtém prejuízo. Podem ser tanto da mesma espécie (relações intraespecíficas) quanto de espécies distintas (relações interespecíficas). Exemplos: Protocooperação : O pássaro anu costuma se alimentar dos carrapatos encontrados na pele de bovinos. Em troca, os bois se livram dos indesejados carrapatos; Inquilinismo: Em vegetais, especialmente entre as epífitas (plantas que vivem sobre outras plantas: as bromélias, as samambaias e as orquídeas), se desenvolvem sobre os galhos das árvores de grande porte. Esse posicionamento favorável permite a considerável captação luminosa necessária ao processo de fotossíntese.
Explicação:
Questão 2- Canibalismo: indivíduos alimentam-se de seres de sua própria espécie.
Predação: animais de uma espécie, alocados em um nível trófico superior (predadores / caçadores), capturam e matam animais de um nível trófico inferior (presa), para deles se alimentarem.
Parasitismo: um organismo (parasita) instala-se em outro (hospedeiro) com o objetivo de alimentar-se dele, prejudicando o hospedeiro.