1 - O que são Políticas Públicas?
2 - O que é Liberdade Religiosa?
3 - O que significa um Estado laico?
4 - Explique o artigo 5, inciso VI da Constituição Brasileira.
5 - Existem limites para a Liberdade Religiosa? Por quê?
6 - O que é Diversidade Religiosa?
7 - O que significa intolerância religiosa?
8 - O que fazer em caso de intolerância religiosa?
9 - Qual o objetivo estratégico do Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa?
10 - Por que existe um dia para comemorar o Combate à Intolerância Religiosa?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- O que são Políticas Públicas?
R: Política pública, comumente referida no plural políticas públicas, é a soma das atividades dos governos, que agem diretamente ou através de delegação, e que influenciam a vida dos cidadãos. De uma forma ainda mais abrangente, pode-se considerar as Políticas Públicas como "o que o governo escolhe fazer ou não fazer".
2- O que é Liberdade Religiosa?
R:Liberdade religiosa deriva da liberdade de pensamento, uma vez que quando é mantida exteriorizada torna-se uma forma de manifestação do pensamento. Ela abrange a liberdade de escolha da religião, liberdade de mudar de religião, liberdade de não aderir a religião alguma e liberdade de ser ateu.
3- O que significa um Estado laico?
R:Um Estado é considerado laico quando promove oficialmente a separação entre Estado e religião. A partir da ideia de laicidade, o Estado não permitiria a interferência de correntes religiosas em assuntos estatais, nem privilegiaria uma ou algumas religiões sobre as demais.
4- Explique o artigo 5, inciso VI da Constituição Brasileira.
R:A Constituição Federal, no artigo 5º, VI, estipula ser inviolável a liberdade de consciência e de crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias.
5- Existem limites para a Liberdade Religiosa? Por quê?
R: A liberdade religiosa no Brasil é garantida pela Constituição Federal, mas isso não significa que não haja limites para as práticas dos cultos. E é a legislação infraconstitucional que impõe restrições a isso.
6- O que é Diversidade Religiosa?
R:A diversidade religiosa é representada pela grande variedade de religiões presentes em todo o mundo. ... Na prática, a diversidade religiosa é vista quando encontramos diferentes templos religiosos (com crenças diferentes) em uma determinada cidade.
7- O que significa intolerância religiosa?
R:A intolerância religiosa é uma forma de preconceito por conta da religião. Geralmente, a intolerância religiosa manifesta-se por meio de discriminação, profanação e agressões.
8- O que fazer em caso de intolerância religiosa?
R:Quando se presencia uma situação de intolerância religiosa, o ideal é denunciar o intolerante para a autoridade presente — seja alguma pessoa mais velha, o policial ou o professor. O mesmo quando se sofre com a intolerância. Quando entre amigos, você pode repreender aquele que fez um comentário ou ato intolerante.
9- Qual o objetivo estratégico do Comitê Nacional de Respeito á Diversidade Religiosa?
R:É um colegiado, no âmbito do MDH, de natureza consultiva e que tem por finalidade, respeitadas as demais instâncias decisórias e as normas de organização da administração federal, promover o reconhecimento e o respeito à diversidade religiosa e defender o direito ao livre exercício das diversas práticas religiosas.
10- Por que existe um dia para comemorar o Combate á Intolerância Religiosa?
R:Com o crescimento da diversidade religiosa no Brasil é verificado um crescimento da discriminação religiosa, tendo sido criado o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (21 de janeiro) por meio da Lei nº 11.635, de 27 de dezembro de 2007, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Espero ter ajudado :)
Bons estudos amigo (a)...