1. O que são meninges, quais são e comente sobre suas importâncias funcionais.
Soluções para a tarefa
A aracnoide é uma membrana serosa e está em posição mediana, entre a dura-máter e a pia-máter. Ela recebe esse nome em razão de sua estrutura assemelhar-se a uma teia de aranha. Entre a aracnoide e a pia-máter existe um líquido, conhecido como cefalorraquidiano ou cerebrospinal.
O líquido cerebrospinal é formado principalmente por água, proteínas, glicose, glóbulos brancos e alguns hormônios. A função desse fluido é suavizar os possíveis impactos do sistema nervoso central com os ossos. A produção e a circulação desse líquido são contínuas, sendo que em algumas vezes pode ocorrer a obstrução desse fluxo e, consequentemente, seu acúmulo, causando a chamada hidrocefalia.
A pia-máter é uma membrana vascularizada localizada mais internamente. Ela está em contato direto com o sistema nervoso central, sendo que a porção da medula é mais espessa e menos vascularizada quando comparada com a que reveste a região do cérebro. Vale destacar que essa membrana acompanha as ondulações do cérebro, aprofundando-se nessas regiões.
A meningite é uma infecção que acomete as meninges. Ela pode ser causada por agentes patogênicos, como bactérias e vírus, e também por causa de lesões, como traumatismos. Essa doença apresenta um sintoma muito característico que é a dificuldade de encostar o queixo no peito, em virtude da rigidez na nuca. Outros sintomas dessa patologia são dor de cabeça intensa, febres, vômitos, náusea e confusão mental.
espero ter te ajudado
a) Dura-máter: é a camada mais externa e rígida. Ela encontra-se afixada no isso é contém grandes vasos que se capilarizam na pia-máter.
b) Aracnóide: a segunda camada, encontrada na região central das meninges. Seu aspecto é semelhante ao de uma teia de aranha e sua função é especialmente a de amortecimento.
c) Pia-máter: a camada mais interna. A membrana é muito fina, e acompanha o formato do cérebro. Além disso, a pia-máter é atravessada por casos e capilares que nutrem o cérebro.