1- O que são drogas lícitas e drogas ilícitas?
2- Quais as consequências que as drogas causam no dependente e nos seus familiares?
3- Qual a sua opinião sobre o consumo de drogas?
4- Quais os tipos de violência mais frequente causadas pelas drogas e que muitas vezes, além de afetar o usuário, afeta também os membros da família?
5- Na sua opinião, o que leva nos dias atuais, um jovem a consumir drogas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- As drogas lícitas são aquelas legalizadas, produzidas e comercializadas livremente e que são aceitas pela sociedade. Outros exemplos de drogas lícitas: anorexígenos (moderadores de apetite), benzodiazepínicos (remédios utilizados para reduzir a ansiedade), etc.
Já a cocaína, a maconha, o crack, a heroína, etc., são drogas ilícitas, ou seja, são drogas cuja comercialização é proibida pela legislação. Além disso, as mesmas não são socialmente aceitas.
2- Sobre o âmbito familiar, Melman (2001) adverte que nas sociedades ocidentais o papel de amar e cuidar dos filhos se coloca como um grande desafio e uma tarefa extremamente complexa e difícil. Essa dificuldade advém do fato de que, no que diz respeito à educação e à formação das crianças até a idade adulta, são muitas as exigências e os deveres a que os pais estão submetidos.
Neste sentido, o adoecimento dos filhos abala profundamente a autoestima dos pais, uma vez que significa que houve falhas no sistema familiar. A constatação de uma doença pode gerar um desequilíbrio em toda a estrutura familiar, ocasionando uma quebra do vínculo entre os seus membros, que são levandos a vivenciar profundas mudanças em suas vidas. Nesta situação, tornam-se comuns os conflitos emocionais, a depressão, o sentimento de medo e as incertezas relacionadas ao prognóstico e ao tratamento. Além disso, ocorrem preocupações com a condição financeira, propiciando uma quebra da rotina e uma sobrecarga familiar.
3- O uso de drogas, lícitas ou não e álcool, pode trazer grandes danos para a saúde física e mental. De acordo com a psicóloga, o álcool pode trazer vários prejuízos, como gastrite, úlcera, hepatite alcoólica, cirrose, câncer no fígado, anemia, alterações de coagulação sanguínea, aumento da pressão arterial, problemas cardiovasculares, alterações na menstruação e outras complicações.
4- Assim, o uso ou o abuso de substâncias psicoativas, sejam estas lícitas ou ilícitas, provocam alterações que podem prejudicar a saúde e causar dependência e destruição tanto no terreno físico quanto nos aspectos psicológicos e sociais da vida do indivíduo e de seus familiares.
5:
------ Curiosidade
---------- Esquecer problemas e frustrações
---------- Escapar da timidez e insegurança
------- Necessidade de experimentar novas emoções
------- Entrar para a turma
--------- Crise de identidade e fuga
----- Falta de perspectivas
-------- Influência familiar
------ Hereditariedade
------ Insatisfação