Biologia, perguntado por tiagoschurhaus99, 9 meses atrás

1) o que são desertos verdes?quais são seus possiveis impactos para biodiversidade?2)quais são os problemas causados no solo provocados pelas plantações de larga escala?3)qual a importancia de se preservar a biodiversidade?4)o que são:reserva legal area de preservação permanente e mata ciliar?5)quais são as principais culturas cultivadas na região em que você vive? quais são os principais problemas que ela causa?6)o que é agrotoxico? 7)quais são os principais danos que os agrotoxicos também chamdos de defensivos agricolas, podem provocar:a)na saude do trabalhador rural b)na saude do consumidor do produto final c)no meio ambiente 8)uma saida para evitar o consumo de agrotoxicos na refeição,é ter uma pequena horta em casa e consumir produtos organicos porem isto não é facil para todos.explique.9) você sabe o que são os alimentos trangenicos?eles fazem bem ou prejudicam a saude?​


flaviadepaulapinheir: Desculpa a resposta da questão 8 na verdade e a 9, vou responder correto agora.
flaviadepaulapinheir: Não entendi muito bem a questão 8, espero ter ajudado você.

Soluções para a tarefa

Respondido por flaviadepaulapinheir
2

Resposta:

1. A expressão “deserto verde” surgiu para denominar as plantações de só um tipo de árvores, como nas grandes extensões de terra destinadas para a produção de celulose, madeira ou carvão vegetal. As consequências deste tipo de plantação para o meio ambiente são: desertificação, erosão e redução de biodiversidade.

2. Embora a pecuária seja a mais nociva das atividades rurais, ainda assim a agricultura também possui o seu nível de impacto ambiental: desmatamento para o plantio, uso da água, contaminação das águas e solos com fertilizantes e agrotóxicos são alguns dos impactos negativos da agricultura sobre o meio ambiente.

3.Éticos: o ser humano é dominante na Terra, por isso tem o dever moral de proteger as demais espécies;

Estéticos: a beleza natural de um país ou região o diferencia de outros locais, além de ser um atrativo visual e natural;

Econômicos: grande parte dos recursos utilizados para a sobrevivência humana é retirada da natureza. Em virtude dessa dependência, devemos mantê-la e, também, buscar outras formas de explorar seus recursos de forma sustentável;

Funcionais: o equilíbrio natural presente na biodiversidade garante um ar mais puro, regulação climática, alimento e controle de problemas no solo.

4. Reserva Legal: De acordo com a lei de Proteção da Vegetação Nativa, é uma área localizada no interior de uma propriedade rural, delimitada nos termos específicos da lei.

Areá de preservação permanente: área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar .

Mata Ciliar: São florestas, ou outros tipos de cobertura vegetal nativa, que ficam às margens de rios, igarapés, lagos, olhos d´água e represas. O nome “mata ciliar” vem do fato de serem tão importantes para a proteção de rios e lagos como são os cílios para nossos olhos.

5. Você mesmo tem que olhar ai na região que você mora.

6. São, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, produtos químicos, físicos ou biológicos utilizados nos setores de produção agrícola, pastagens, entre outros, com o objetivo de alterar a composição química tanto da flora quanto da fauna a fim de preservá-las.

7. a) Há riscos de intoxicação por parte dos trabalhadores que manuseiam os agrotóxicos.

b)O uso de agrotóxicos está associado a diversos problemas crônicos, como alterações cromossômicas, câncer, doenças hepáticas, doenças respiratórias, entre outros.

c) O uso incorreto dos agrotóxicos pode provocar danos ao meio ambiente, como contaminação do solo e dos recursos hídricos.

8. São alimentos modificados geneticamente com a alteração do código genético, isto é, é inserido no organismo gene proveniente de outro. Apresentam riscos à agricultura, à saúde e ao meio ambiente.

Riscos para agricultura: as espécies transgênicas são protegidas por patentes; o agricultor terá de pagar royalties para a empresa detentora da tecnologia. A consequência imediata é o aumento da dependência do agricultor em relação às empresas transnacionais do setor. Há também o risco de contaminação por meio de insetos ou do vento.

Riscos para saúde: são vários e graves os riscos potenciais, tendo os cientistas apontado como os principais deles: aumento das alergias; aumento de resistência aos antibióticos; aumentos das substâncias tóxicas; maior quantidade de resíduos de agrotóxicos.

Riscos para o meio ambiente: são muitos os perigos que os transgênicos podem oferecer ao meio ambiente. A inserção de genes de resistência a agrotóxicos em certos produtos transgênicos faz com que as pragas e as ervas-daninhas (inimigos naturais) desenvolvam a mesma resistência, tornando-se "super pragas" e "super ervas".

Perguntas interessantes