1. O que são alimentos integrais? Dê exemplos de 5 alimentos integrais.
2. Quais são os benefícios dos alimentos integrais para a saúde?
3. Quais são as diferenças entre alimentos integrais e os não integrais?
Soluções para a tarefa
Resposta:1) Alimentos integrais são aqueles que não passaram por nenhum processo de refinamento como, por exemplo, grãos, cereais e seus farelos. Dessa maneira, esses alimentos conservam cascas e películas protetoras que são ricas em nutrientes e fibras.
Arroz Integral, Pães e massas integrais, Farinha de milho integral, Farinha de aveia integral e Centeio integral.
2) Os alimentos integrais preservam a integridade de seus nutrientes, são mais nutritivos do que os refinados, possuindo maior quantidade de fibras, vitaminas (principalmente do complexo B) e minerais (fósforo, ferro).
3) Os alimentos refinados passam por um processo químico, onde perdem parte das fibras, vitaminas e minerais. Já o grão integral não passou pelo processo de refinamento, e por isso, as fibras estão intactas
Resposta:
1-São, basicamente, grãos e cereais – como arroz, trigo, aveia e centeio (e seus derivados farelo, farinha e pão) – que não passaram por nenhum processo de refinação. Por isso, eles conservam todos seus componentes originais, incluindo cascas e películas protetoras. EXEMPLOS:
Pães e massas integrais.
Farinha de milho integral.
Farinha de aveia integral.
Centeio integral.
Chia.
2- Os alimentos integrais preservam a integridade de seus nutrientes, são mais nutritivos do que os refinados, possuindo maior quantidade de fibras, vitaminas (principalmente do complexo B) e minerais (fósforo, ferro).
Apresentam praticamente a mesma quantidade de calorias, sendo que os integrais muitas vezes possuem o valor calórico um pouco maior, mas por promoverem maior saciedade e inúmeros benefícios à saúde são indicados em programas para perda de peso.
3-Os alimentos refinados passam por um processo químico, onde perdem parte das fibras, vitaminas e minerais. Já o grão integral não passou pelo processo de refinamento, e por isso, as fibras estão intactas
Explicação: