1. O que procuravam os filósofos pré-socráticos?
a) Defina o que eles procuravam?
b) Identifique.
Soluções para a tarefa
afilosofia de Sócrates, baseada no diálogo, era chamada de filosofia socrática. Era marcada pela expressão “conhece-te a ti mesmo”, em virtude da busca da verdade através do autoconhecimento
Resposta:
a) Defina o que eles procuravam?
R: Esses pensadores buscavam nos elementos natureza as respostas sobre a origem do ser e do mundo. Focando principalmente nos aspectos da natureza, eram chamados de “filósofos da physis” ou "filósofos da natureza".
Foram eles os responsáveis pela transição da consciência mítica para a consciência filosófica. Assim, buscaram dar uma explicação racional para a origem de todas as coisas.
b) Identifique.
Tales de Mileto: acreditava que a água era o principal elemento, ou seja, era a essência de todas as coisas.
Anaximandro de Mileto: o princípio de tudo estava no elemento denominado “ápeiron”, uma espécie de matéria infinita.
Anaxímenes de Mileto: o princípio de todas as coisas estava no elemento ar.
Heráclito de Éfeso: o princípio de todas as coisas estava contido no elemento fogo.
Pitágoras de Samos: Ele também foi responsável por chamar de "amantes do conhecimento" aqueles que buscavam explicações racionais para a realidade, dando origem ao termo filosofia ("amor ao conhecimento").
Xenófanes de Cólofon: se opondo contra o misticismo na filosofia e o antropomorfismo.
Parmênides de Eléia: Focou nos conceitos de “aletheia” e “doxa”, onde o primeiro significa a luz da verdade, e o segundo, é relativo à opinião.
Zenão de Eléia: Foi grande defensor das ideias de seu mestre filosofando, sobretudo, acerca dos conceitos de “Dialética” e “Paradoxo”.
Demócrito de Abdera: Para ele, o átomo (o indivisível) era o princípio de todas as coisas, desenvolvendo assim, a “Teoria Atômica”.