História, perguntado por yasminkeler213, 9 meses atrás

1) O que os português cobiçavam na América e o que ele encontraram? 2)O que aconteceu com o sistema de Capitanias Hereditárias pouco tempo depois de ser implementado? Qual alternativa procurou a Coroa portuguesa para este problema? 3)O que foi a França Antártica e com quem eles se aliaram? Com quem os portugueses se aliaram para derrota-los? 4)Cite cinco produtos importantes para a exportação e cinco produtos para o mercado interno: 5)Quais eram as profissões ou classes sociais que existiam na Sociedade Colonial Açucareira? 6)Qual a relação entre a União Ibérica e as Invasões Holandesas? 7)Quais foram as principais características do Governo de Maurício de Nassau? 8)Quais as principais razões da Insurreição Pernambucana? 9)Onde os holandeses passaram a produzir açúcar depois da expulsão?

Soluções para a tarefa

Respondido por geovanaoliveira71949
4

Resposta:

1) Nos primeiros anos da colonização, os portugueses procuravam por pedras preciosas como prata e ouro, mas não encontraram o suficiente para dar tanta importância, notando que o território era muito fértil optaram por extrair o pau-brasil e a cana-de-açúcar.

2)O sistema de capitanias sofreu com a falta de recursos, algumas foram abandonadas e em outras jamais seus donatários estiveram ali. Igualmente sofreram ataques indígenas, os quais lutavam contra a invasão de suas terras. Isso levou o Estado português a interferir diretamente na colonização com a implantação, em 1549, do Governo Geral.

A nova forma administrativa não extinguiu as capitanias, e seu objetivo era centralizar a administração para garantir a otimização dos lucros, que eram aqui gerados a favor da Coroa . O primeiro governador geral foi Tomé de Sousa, que fundou a primeira capital do Brasil, Salvador, na Bahia, o primeiro colégio e o primeiro bispado.

3)A França Antártica foi uma colônia francesa estabelecida na região da Baía do Rio de Janeiro (como era então conhecida a Baía de Guanabara), no Estado do Rio de Janeiro, no Brasil, no século XVI, com o apoio dos tamoios, a população nativa da Guanabara, existindo de 1555 a 1570.

Quando os franceses invadiram o Brasil, os portugueses já tinham iniciado o processo de colonização. Desde de 1549 o Brasil possuía um governo-geral, assim, Portugal reagiu, determinando ao governador-geral, Duarte da Costa. Em 1558, foi substituído no cargo por Mem de Sá onde obteve o apoio dos colonos e dos jesuítas, reunindo esforços para lutar contra os franceses. Os portugueses, então, obtiveram uma vitória parcial contra os franceses ao atacar o forte Coligny, na ilha de Serigipe, e conseguiram fazê-los fugir.

Perguntas interessantes