História, perguntado por marianamscarvalho27, 6 meses atrás


1- O que motivou o inicio da Revolução Francesa?
2- Quais são as classes sociais da França, durante a Revolução Francesa?
3-Por que a burguesia estava insatisfeita?​

Soluções para a tarefa

Respondido por OnlineTeaching
2

Resposta:

1 - O que motivou o inicio da Revolução Francesa?

R: Podemos mencionar 4 como sendo as causas principais da revolução:

• O pensamento iluminista;

• A influência da Revolução Americana na economia e no imaginário da França;

• A desigualdade entre diferentes grupos sociais;

• Uma grande crise econômica que gerou fome e mortes.

2 - Quais são as classes sociais da França, durante a Revolução Francesa?

R: A sociedade francesa era dividida em classes sociais, ou Estados Nacionais:

1° estado – clero; cerca de 2% da população.

2° estado – nobreza; também 2% da população.

3° estado – burguesia: alta burguesia, média burguesia, baixa burguesia (artesãos, aprendizes, proletários, servos e camponeses semi ou livres).

3 - Por que a burguesia estava insatisfeita?

R: A burguesia estava insatisfeita na época do antigo regime visto que a nobresa e o clero daquela época tinham todo o conforto possível, eles não pagavam impostos, podiam celebrar festas, entre outras coisas, enquanto a burguesia tinha que pagar os impostos para todos eles. Eles eram os únicos que pagavam impostos, e os que realmente trabalhavam, mas, eram os que sofriam mais.

Explicação:

Revolução Francesa

Em 1789, acontecia na França a revolução que marcaria o fim da Idade Moderna e início da Idade Contemporânea. A Revolução Francesa causou a queda de uma monarquia, o enfraquecimento da Igreja e o fim da aristocracia. Entretanto, essa foi apenas uma das revoluções que ocorreram no mundo entre os séculos XVIII e XIX, mas por que ela é considerada um marco da história francesa e mundial?

Vamos entender, mas para isso, primeiro precisamos compreender o que não ia bem no reino da França em 1789 para que a revolução acontecesse. Veremos que durante as décadas anteriores à Revolução, alguns fatores sociais, políticos e econômicos serviram de fagulhas para o “espírito da Revolução” e foram essenciais para culminar nos acontecimentos que conhecemos como a “Revolução Francesa”.

As causas da Revolução Francesa

A Revolução Francesa não aconteceu sem aviso na história da França, tampouco a forma de pensar que  norteou os ideais dos revolucionários surgiu do dia para a noite. Entretanto, nem Luis XVI nem a Igreja estavam preparados para o que se iniciou em 1789 e se estendeu até o último ano do século XVIII. Podemos mencionar 4 como sendo as causas principais da revolução:

• O pensamento iluminista;

• A influência da Revolução Americana na economia e no imaginário da França;

• A desigualdade entre diferentes grupos sociais;

• Uma grande crise econômica que gerou fome e mortes.

Todas essas razões estão ligadas entre si, mas vamos entender o que foi cada uma.

O Iluminismo e o Século das Luzes

O Século das Luzes, como ficou conhecido o século XVIII, foi um período com grandes mudanças na forma como as pessoas por toda a Europa lidavam com o conhecimento, e foi o momento do despertar de uma das correntes de pensamento mais importantes da história: O Iluminismo.

O Iluminismo surgiu no começo do século, e teve grande influência sobre os intelectuais e a burguesia daquele período em toda a Europa. Esse movimento defendia valores do humanismo e da razão, colocando o ser humano e a busca pelo conhecimento científico como as fontes das quais deveriam emanar todo o poder e as decisões da sociedade. No pensamento iluminista, não havia mais espaço para monarcas com poderes absolutos nem para a crença religiosa como a fonte para justificar estruturas de poder.

Os ideais iluministas eram disseminados facilmente por todo o país, com textos circulando por gazetas e folhetins. Essa corrente de pensamento prosperou entre os intelectuais da Europa desde a França, com pensadores como Voltaire, Jean-Jacques Rousseau, e Mostesquieu, até a Itália, Alemanha e Inglaterra, onde viveu John Locke, o “pai do Liberalismo”. Esses nomes são conhecidos até hoje como baluartes da liberdade e dos direitos individuais dos cidadãos.

Para saber mais sobre o assunto, pesquise por: Revolução Francesa.

ESPERO QUE TENHA AJUDADO! BONS ESTUDOS CARO ESTUDANTE!

ATT: Online Teatching.

Anexos:
Perguntas interessantes