1) O que marcou o fim da ordem bipolar no mundo?
2) O que estabeleceu a nova ordem multipolar?
3) De acordo com o mapa estudado nesta semana, quais são os três grandes polos da nova
ordem multipolar?
4) Que outras zonas de poder tem se destacado e formando novas e pequenas zonas de
influência mundial?
5) Por que a China vem protagonizando como nova potência mundial?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 A Queda do Muro de Berlim marcou o fim da Guerra Fria e, com ela, o fim da ordem bipolar no Mundo.A ordem bipolar era caracterizada pela existência de duas grandes superpotências, Estados Unidos e União Soviética, em condições militares de equivalência, de modo que havia dois "blocos" políticos profundamente distintos, cada um com seu modelo econômico em conflito com o outro.
2 Após a queda do regime socialista, diversos países se aproximaram do mundo capitalista com a finalidade de ingressar nesse sistema e alcançar uma integração no mercado. No entanto, isso não tem sido uma tarefa fácil, em virtude da complexidade que envolve a transição de um regime para outro. Os países que se encontram nessa fase devem submeter a vários anos de adaptação para o novo regime. Isso porque as mudanças executadas englobam fatores políticos, econômicos e sociais.
3 Entende-se por Nova Ordem Mundial o contexto econômico, político e militar entre os Estados no plano internacional no período que sucede a queda do Muro de Berlim e o fim da Guerra Fria, em que o sistema capitalista se consolidou, até o momento, como a premissa dominante e os Estados Unidos como a principal potência mundial.
4 expressão Nova Ordem Mundial, usada pela primeira vez, pelo então presidente norte-americano Ronald Reagan, no fim da década de 1980, quando fez citação ao processo de queda da União Soviética e à reorganização geopolítica das potências mundiais, é definida da seguinte forma: “um conceito social, econômico e político que faz referência ao contexto histórico do período Pós Guerra Fria” (guerra sem armas).
Mais recentemente, o então presidente George Bush, por sua vez, chamou a Nova Ordem Mundial de multipolar, em função dos novos polos econômicos, destacando-se, dentre eles, Japão, China, Rússia e União Europeia. Com o surgimento da Nova Ordem Mundial, a rivalidade entre os sistemas econômicos opostos, a classificação dos países em 1º, 2º e 3º mundos e a ordem bipolar, EUA (capitalismo) e a URSS (socialismo), tiveram fim. O termo Nova Ordem Mundial vem sendo utilizado de forma muito abrangente, de acordo com o contexto histórico, entretanto, pode ser definido como uma iniciativa que objetiva uma profunda alteração e o estabelecimento de um novo equilíbrio nas relações de poder entre os países no cenário internacional.
5 Seu potencial militar tem contribuído para o incremento de sua influência internacional, pois o país detém um enorme exército (evidente no país mais populoso do mundo), além de possuir um numeroso e diversificado arsenal bélico, como bombas atômicas e mísseis.
Explicação: