1) O que levou Getúlio Vargas a instituir o Estado Novo? Caracterize esta época.
2) O que significou dizer que durante o Estado Novo ocorreu a estatização da economia?
3) Descreva o caráter autoritário da época do estado Novo.
4) Como o governo de Getúlio Vargas construiu uma identidade nacional?
5) O que era o DIP? Quais suas funções?
6) De que forma os meios de comunicação foram usados pelo governo do Estado Novo? Com qual finalidade/objetivo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
talvez esse textinho ajude, Implementação do novo regime
O Estado Novo foi implementado no dia 10 de novembro de 1937. Foi comunicado à população brasileira por meio do programa de rádio Hora do Brasil pelo próprio Vargas. O golpe do Estado Novo sobreveio em um contexto de grande eferverscência político-ideológica no Brasil. Em 1935, militares associados à ideologia comunista da Aliança Nacional Libertadora , organização criada por Luís Carlos Prestes, fizeram um levante em algumas capitais do país, em um episódio que ficou conhecido como Intentona Comunista.
Desde essa época, o governo Vargas – que até então estava em seu período democrático-constitucional – passou a ficar mais rígido e já dava sinais do que viria a ser nos próximos anos. Em agosto de 1937, veio à tona um documento que ficou conhecido como Plano Cohen.
A Constituição elaborada por Campos reforçava o autoritarismo do Estado Novo, procurando dar-lhe certo ar de legalidade. Além disso, o Estado Novo caracterizou-se também pelas políticas econômicas desenvolvimentistas, buscando equilibrar estatismo e nacionalismo. O Estado Novo só teve fim em 1945, após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando Getúlio Vargas foi obrigado a renunciar o posto sob a ameaça de outro golpe de Estado.
Explicação: