História, perguntado por pegandorespostas01, 7 meses atrás

1- O que levou a proclamação da República? 2- PORQUE A IGREJA CATÓLICA,MILITARES E CAFEICULTORES NÃO ESTAVAM MAIS SATISFEITOS COM A MONARQUIA? 3- EXPLIQUE O QUE VC ENTENDEU SOBRE O POSITIVISMO
4-SOBRE A CONSTITUIÇÃO CRIADA EM 1891. QUIS ERAM SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS?

ME AJUDEM!!!!!!!!!!15 PONTOS PRA QUEM RESPONDER AGORA (E VAI GANHAR COMO MELHOR RESPOSTA)

Soluções para a tarefa

Respondido por dudix857
1

1. Proclamação da República aconteceu em 15 de novembro de 1889 e representou o fim do Segundo Reinado e o início do período republicano. Desde a Guerra do Paraguai, os militares fortaleceram-se como grupo social e almejavam maior participação na política. O Clube Militar no Rio de Janeiro se tornou local para discussões sobre as causas republicanas.

Dom Pedro II, utilizando o Poder Moderador, impediu a participação militar na política brasileira durante o Segundo Reinado. E foi justamente um levante miliar o responsável pela deposição do segundo imperador brasileiro. Logo após a instalação da República, a família real foi exilada na França.

2. O período de vigência do regime militar (1964-1985) representou um dos momentos mais dramáticos da história do país no que se refere ao desrespeito e à violência contra os direitos do cidadão. Depois de assumirem o poder por meio de um golpe de Estado, os militares consolidaram um regime político ditatorial, que reprimiu violentamente os movimentos trabalhistas e os grupos de oposição.

3. O Positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França no início do século XIX. Ela defende a ideia de que o conhecimento científico seria a única forma de conhecimento verdadeiro. A partir desse saber, pode-se explicar coisas práticas como das leis da física, das relações sociais e da ética.

4. A Constituição de 1891 determinava:

A criação de três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário ficando extinto o Poder Moderador;

A separação entre o Estado e a Igreja Católica. O Estado seria o responsável pela emissão de certidões e certificados; e o clero católico deixaria de receber subvenção do Estado;

A liberdade de culto para todas as religiões;

A garantia do ensino primário obrigatório, laico e gratuito;

A proibição do uso de brasões ou títulos nobiliárquicos;

A instituição do voto universal para cidadãos brasileiros alfabetizados, maiores de 21 anos;

A criação do Poder Legislativo bicameral. Os deputados tinha um mandado de três anos e os senadores nove anos. Isto pôs fim ao Senado vitalício;

O surgimento do Poder Legislativo provincial. Assim, as províncias poderiam criar suas próprias leis e impostos, tendo mais autonomia em relação ao poder central.

Espero que isso te ajude :3


pegandorespostas01: Valeu cara ,só não sei como colocar como melhor resposta
dudix857: de nada
Perguntas interessantes