1. O que há de comum entre os três textos? Todos tratam do mesmo tema? Qual?
2. Há diferenças entre os três textos? Eles indicam o mesmo entendimento sobre um tema comum? Caso haja, quais seriam essas diferenças?
3. O texto de Ernest Mayr destaca alguma dificuldade quanto à definição de “ciência”? Em caso afirmativo, qual?
4. Qual é a relação entre o texto de Simaan e Fontaine e o de Bacon, levando em consideração a aplicação do conhecimento? Apresente alguns exemplos atuais da aplicação do conhecimento científico, destacando sua importância para a sociedade.
PFV PRECISO PRA HOJE AGRADEÇO
Soluções para a tarefa
1. Os três textos têm em comum e tratam da relação do homem com a natureza e como o conhecimento humano é construído através do tempo.
2. Sim, os textos são diferentes. O primeiro texto nos remete ao início da construção do pensamento científico, através da observação da natureza e seus fenômenos. Já o segundo texto reflete sobre a dificuldade em conceitualizar o que é ciência. O terceiro texto, embora curto, sugere que o poder da ciência reside na compreensão da relação causa e efeito como formadora de conhecimento.
3. Sim, o texto reflete sobre as diferentes definições das "ciências", e portanto, as diferentes formas de conhecimentos, sendo o termo ciência empegado para outras atividades humanas.
4. Bacon nos explica que o conhecimento entre as causas e efeitos determinam o controle e domínio das circunstâncias. Isso é poder, pois podemos prever os possíveis resultados dos fenômenos naturais observados. É o caso dos navios que evitam navegar durante o inverno no Mar Mediterrâneo, devido as tempestades observadas.
A construção do conhecimento científico
Embora com diferentes conceitos, a ciência tem em comum o significado de construção. Isso quer dizer que "construímos" nossos conceitos científicos ao longo de muita observação e experimentação.
Diferente de outras formas de conhecimento, como por exemplo, o religiosos, que é fechado e dogmático, a ciência se faz e refaz continuamente na história humana.
Conhecimento é poder. E saber conhecer as consequências das ações humanas sobre a natureza finita, pode hoje, representar a continuidade da vida no planeta.
Aprenda mais sobre A construção do conhecimento científico em: brainly.com.br/tarefa/4240390
#SPJ1