Filosofia, perguntado por marianamary5210, 8 meses atrás

1. O que fundamenta a posição CRÍTICA de Kant em relação à formulação do conhecimento humano? 2. Que nova elaboração Kant oferece à sensibilidade e ao entendimento, tomando referência ao que já teria sido desenvolvido, neste assunto, pelos empiristas e pelos racionalistas? 3. Que importância adquire os conceitos a priori e a posteriori para a filosofia crítica de Kant? 4. Depois de lermos as antinomias kantianas , como podemos trabalhar com a crítica à metafísica? 5. Explique como Kant chega ao ponto de validar o idealismo, mesmo depois de aplicar sua CRÍTICA ao conhecimento.

Soluções para a tarefa

Respondido por pietramansur5
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Resposta:

1. Em Kant, há duas principais fontes de conhecimento no sujeito:   A sensibilidade, por meio da qual os objetos são dados na intuição. O entendimento, por meio do qual os objetos são pensados nos conceitos.

2. Kant define sensibilidade como o modo receptivo - passivo - pelo qual somos afetados pelos objetos, e intuição, a maneira direta de nos referirmos aos objetos. conhecimento só é possível se os objetos da experiência forem dados no espaço e no tempo; e, segundo, espaço e tempo são propriedades subjetivas, isto é, atributos do sujeito e não do mundo.

3. Estas formas puras da intuição surgem antes de qualquer representação mental do objeto; antes que se possa pensar a palavra "cadeira", a cadeira deve ser apresentada, recebida, na forma a priori do espaço e do tempo. Este é o primeiro passo para que se possa conhecer algo.

4. Por meio da metafísica se procura uma interpretação do mundo, sobre a natureza, a constituição e estruturas básicas da realidade.

5. O idealismo quer dizer que agora nós através de nosso modo de enxergar o mundo é que vamos construir o saber sobre ele. Não significa mais "orbitar em torno do objeto" estudado até atingirmos sua essência, mas sim que o objeto passa a ter com o idealismo relação direta e embricada com meu aparelho de conhecimento, a minha forma de captar os fenômenos do mundo, ou seja, o objeto é que "vai orbitar em torno do ser humano" e se relacionar com ele na produção do conhecimento. As coisas agora passam a ser uma questão de consciência do sujeito que conhece, à ideia que ele tem sobre determinado objeto e não mais a busca por extrair do objeto uma verdade. Já o realismo tem por base afirmar que os objetos tem uma essência, quando se fala em realismo se faz metafísica, por achar que os objetos mesmo em particular tem um status ontológico universal que está para além do aparente.

Espero ter ajudado! :)

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