Português, perguntado por KaioBNs, 5 meses atrás

1. O que fol o Humanismo?

2. Quando e onde surgiu o Humanismo? 3. Por que esse movimento literário recebeu o nome de Humanismo?

4. O humanismo procurou proporcionar um melhor entendimento do mundo e dos seres. Quais as principais características desse movimento?

5. Sobre o contexto social do surgimento do Humanismo, informe:

a) O que acontecia na sociedade nesse período?

b) Qual a nova classe que surgia?

c) Como esse período politico ficou conhecido?

6. Em relação ao pensamento religioso e espiritualista, que visão passa a vigorar Humanismo?

a partir do

7. Quais os gêneros literários mais explorados durante o período do Humanismo em Portugal?

8. Quais os principais escritores do Humanismo em Portugal?

9. Qual escritor Português marca o inicio do Humanismo em Portugal? O que o distinguia dos demais

escritores?

10. Que título foi atribuído a Gil Vicente?

11. Como foi caracterizado o teatro escrito por Gil Vicente? Quais temas eram abordados por ele?

12. Em que consistiu a obra de Fernão Lopes? Comente:

13. O que foi a poesia palaciana? Qual o maior representante a poesia palaciana em Portugal?

14. Qual a diferença entre a poesia no período do Trovadorismo e a poesia palaciana humanista?
15. Cite dois representantes da literatura Humanista Mundial e suas obras.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
1

Resposta:

1. O Humanismo foi um movimento de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, ou entre o Trovadorismo e o Renascimento. Como o próprio nome já indica, esse período literário correspondeu a ideais filosóficos, morais e estéticos que valorizavam o ser humano.

2. Surgiu na Europa durante a transição da Idade Média para a Idade Moderna, entre os séculos XIV e XVI.

3.Como o próprio nome já indica, esse período literário correspondeu a ideais filosóficos, morais e estéticos que valorizavam o ser humano.

4. Antropocentrismo, o Racionalismo e o Cientificismo.

5.a) Além do surgimento da burguesia, outras mudanças marcaram esse período na Europa, entre elas, a expansão marítima, o desenvolvimento do comércio, o surgimento de pequenas indústrias, etc., e todas essas transformações foram desenvolvidas pelos humanistas.

b) A burguesia

c) Absolutismo

6. Durante séculos, a Igreja exercia uma enorme influência sobre a sociedade e seu modo de pensar. O pensamento religioso que, até então, possuía uma visão teocêntrica e deu lugar a uma visão antropocêntrica

7. O teatro popular, a poesia palaciana e a crônica histórica foram os gêneros mais explorados durante o período do humanismo em Portugal.

8. Gil Vicente, Fernão Lopes e Garcia de Resende.

9. Fernão Lopes foi um escritor português responsável pelo início do movimento humanista em Portugal. Ele é considerado o “pai da historiografia portuguesa” e uma das principais figuras da literatura medieval. Sua eleição para guarda-mor da Torre do Tombo em 1418, tornou-se o marco inicial do humanismo em Portugal.

10. mestre da balança

11. Suas peças, de caráter popular, possuem um forte teor satírico. Nas obras mais emblemáticas, ele critica os costumes da sociedade portuguesa, tecendo um fiel retrato de sua época. Além do caráter satírico, o conteúdo das obras apresentava um teor moralizante, repleto de humor.

12. O escritor português ficou muito conhecido por suas crônicas históricas. Ainda que a prosa historiográfica tenha surgido anteriormente, no movimento do trovadorismo, ela atingiu seu apogeu no Humanismo com a figura de Fernão Lopes. Suas principais obras foram a Crônica de El-Rei D. Pedro I (1434) , a Crônica de El-Rei D. Fernando (1436) , a Crônica de El-Rei D. João I (1443)

13. A poesia palaciana era tida como essência que norteava a linguagem do humanismo. Feita por nobres para nobres e fidalgos portugueses, falava do amor de forma sensual e sem tanta idealização da mulher. Eram poesias musicais, porém não eram cantadas como na época do trovadorismo. O maior representante a poesia palaciana em Portugal foi o Garcia de Resende.

14. A principal diferença entre a poesia trovadoresca e a poesia palaciana é que a poesia trovadoresca era uma cantiga e, como tal, era cantada junto a um acompanhamento musical. A poesia palaciana era escrita com o objetivo de ser declamada e não cantada.

15. Francesco Petrarca (1304-1374) - poeta italiano fundador do humanismo e autor das obras: Cancioneiro e o Triunfo; Meu livro secreto; Itinerário para a Terra Santa. Dante Alighieri (1265-1321) - poeta e político italiano, autor das obras: A Divina Comédia; Sobre a Língua Vulgar; Vida Nova.

Explicação:

espero ter ajudado :)


KaioBNs: Eu te amo meu mano vc acabou de me salvar
Usuário anônimo: ksskksksksks dnd
Perguntas interessantes