História, perguntado por dandansantos, 1 ano atrás

1) o que foi os bandeirantes?
2)o que foi o ciclo do Ouro?
3) o que foi o primeiro reinado?
4) causas da conjuração mineira e baiana?

Soluções para a tarefa

Respondido por danbzsantos14
2
1) - Os bandeirantes eram homens, principalmente paulistas, que entre os séculos XVI e XVII atuaram na captura de escravos fugitivos, aprisionamento de indígenas e outras tarefas relacionadas.  Atuaram também na procura de pedras e metais preciosos pelo interior do Brasil.

 

- Fernão Dias Pais

- Manuel Borba Gato

- Bartolomeu Bueno da Silva (Anhanguera)

- Domingo Jorge Velho

- Antônio Raposo Tavares

- Nicolau Barreto

- Manuel Preto

- Jerônimo Leitão

- Francisco Bueno  

2)O ciclo do ouro é considerado o período em que a extração e exportação do ouro figurava como principal atividade econômica na fase colonial do país e teve seu inicio no final do século XVII, época em que as exportações do açúcar nordestino decaiam pela concorrência mundial do mercado consumidor.

3) O primeiro Reinado corresponde ao período, de 7 de setembro de 1822 a 7 de abril de 1831, em que o Brasil foi governado por D. Pedro I, primeiro imperador do Brasil.

Esse período, que teve início com a declaração da Independência do Brasil, foi marcado pelo descontentamento e consequentes revoltas regionais, resposta da população que não aceitava o governo de D. Pedro I e a independência do Brasil.


Principais acontecimentos

A primeira constituição do Brasil foi elaborada em 1823, mas como ela limitava os poderes do imperador, D. Pedro I mandou fazer uma nova constituição, a qual foi outorgada em 1824. Nesta, o centralizador e autoritário imperador detinha os poderes legislativo, executivo e judiciário nas suas mãos.

Em 1824, declara guerra ao governo a Confederação do Equador, movimento formado por algumas províncias do Nordeste, que estavam descontentes com a instabilidade política do país. O objetivo era alcançar a autonomia, se separando do Brasil, mas as províncias fracassaram nessa tentativa.

A Guerra da Cisplatina, em 1825, é outro acontecimento que marcou esse período e consolidou o desagrado ao imperador. Nesta guerra, o Uruguai se torna independente do Brasil.



4)O que foi


A Conjuração Mineira, também conhecida como Inconfidência Mineira, foi um movimento de caráter separatista, ocorrido em Minas Gerais no ano de 1789, cujo principal objetivo era libertar o Brasil do domínio português. O lema da Conjuração Mineira era “Liberdade, ainda que tardia”.

 

Principais integrantes da Conjuração Mineira (inconfidentes):

 

- Tiradentes (Joaquim José da Silva Xavier) – alferes, minerador e tropeiro

- Claudio Manuel da Costa – poeta

- Inácio José de Alvarenga Peixoto – advogado


 

Principais causas:

 

- Exploração política e econômica exercida por Portugal sobre sua principal colônia, o Brasil;

 

- Derrama: caso uma região não conseguisse pagar 1500 quilos de ouro para Portugal, soldados entravam nas casas das pessoas para pegar bens até completar o valor devido;

 

- A proibição da instalação de manufaturas no Brasil.

 


 O que foi

 

Também conhecida como Revolta dos Alfaiates, a Conjuração Baiana foi uma revolta social de caráter popular ocorrida na Bahia em 1798. Teve uma importante influência dos ideais da Revolução Francesa. Além de ser emancipacionista, defendeu importantes mudanças sociais e políticas na sociedade.

 

Causas

 

- Insatisfação popular com o elevado preço cobrado pelos produtos essenciais e alimentos. Além disso, reclamavam da carência de determinados alimentos.

 

- Forte insatisfação com o domínio de Portugal sobre o Brasil. O ideal de independência estava presente em vários setores da sociedade baiana.

 

Objetivos

 

- Defendiam a emancipação política do Brasil, ou seja, o fim do pacto colonial com Portugal;

 

- Defendiam a implantação da República;

 

- Liberdade comercial no mercado interno e também com o exterior;

 

- Liberdade e igualdade entre as pessoas. Portanto eram favoráveis à abolição dos privilégios sociais e também da escravidão;

 

- Aumento de salários para os soldados.

 

Líderes

 

- Um dos principais líderes foi o médico, político e filósofo baiano Cipriano Barata.

 

- Outra importante liderança, que atuou muito na divulgação das ideias do movimento, foi o soldado Luís Gonzaga das Virgens.

 

- Os alfaiates Manuel Faustino dos Santos Lira e João de Deus do Nascimento.

 

Quem participou

 

- O movimento contou com a participação de pessoas pobres, letrados, padres, pequenos comerciantes, escravos e ex-escravos.

 

Perguntas interessantes